Esta Unidade curricular visa a dar um conhecimento mais aprofundado do que se entende por gestão da inovação e do conhecimento, ressaltando as transformações sócio económicas em curso.
Além da parte teórica, exemplos de inovação e de gestão do conhecimento serão dados ao longo da matéria.
Ao nível dos saberes, as competências abrangem entender os fundamentos da economia da inovação e da economia do conhecimento, a complexidade dos processos organizacionais, a gestão das atividades de investigação e desenvolvimento, a própria gestão do conhecimento e as interações com a economia e os sistemas nacionais, regionais e sectoriais de inovação. Finalmente, a disciplina visa a dar ao aluno as competências para uma abordagem integrada da inovação, estratégia, mudança e gestão do conhecimento.
Economia da inovação e do conhecimento
Gestão da inovação
Gestão do conhecimento
Organização e gestores do conhecimento
Em primeiro lugar, dar ao aluno as ferramentas para reconhecer e explicar os vários processos relacionados com a inovação e a gestão do conhecimento nas organizações.
Em segundo lugar, permitir que o aluno perceba comportamentos humanos decorrentes de ações específicas desencadeadas pela gestão das atividades de inovação e de gestão do conhecimento nas organizações.
Ao termo da conclusão da disciplina, o aluno será capaz de entender o que é a economia da inovação e do conhecimento e a sua gestão assim como formular diagnósticos, políticas e ações concretas para uma organização ou empresa e utilizar os seus conhecimentos para ir além da matéria abordada e construir novos saberes com uma larga autonomia. Além da análise crítica, a unidade curricular visa a aquisição das seguintes competências: elaboração de relatórios fundamentados, debates com utilização de conhecimentos recentes e implementação e controlo de medidas de gestão da inovação e do conhecimento.
1. Inovação e Mudança Organizacional
2. Inovação como processo: maturidade, indicadores e sustentabilidade, e desafios e riscos
3. Metodologias Ágeis e de Inovação
4. Gestão do conhecimento
5. Abordagem integradora
Bibliografia Obrigatória:
Isaías, P, Miranda, P. & Pífano, S. (2026): Inovação Digital e Estratégias de Mudança: Métodos, Cultura e Aplicações Práticas, Edições Sílabo
Complementar:
Artigos atuais na área da gestão da inovação e da gestão do conhecimento e áreas afins – a indicar pelo docente.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.