Esta unidade curricular pretende capacitar os estudantes para a realização de tarefas nas diversas áreas da vida social e académica em língua francesa graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês V
Nível a atingir: B2.1 (segundo o QECR para as línguas)
Desenvolvimento de competências linguísticas orais e escritas
Desenvolvimento de competências (inter)culturais
A unidade curricular Francês VI corresponde ao nível B2.1 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência:
•É capaz de compreender o conteúdo essencial de assuntos concretos ou abstratos num texto complexo, incluindo uma discussão técnica na sua especialidade;
•É capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detetando tensão em nenhum dos falantes;
• É capaz de exprimir-se de forma clara e pormenorizada sobre uma vasta gama de assuntos, emitir uma opinião sobre uma questão atual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de diferentes argumentos.
Conteúdos comunicacionais e linguísticos:
A feminização das profissões
A pontuação e os acentos
Compreender e redigir uma crítica literária
A causa, a oposição e a restrição
O conditionnel presente e passado
Os pronomes relativos compostos
Realizar/avaliar uma exposição
Fazer comentários e criticar
Atacar e defender ideias
Justificar um ponto de vista
Hierarquizar ideias
Emitir hipóteses
Pôr em relevo uma informação
As anáforas
Léxico de especialidade
Neologismos
Definir palavras e expressões
Expressões idiomáticas
Conteúdos (inter)culturais:
Debates sobre a língua francesa
Os dicionários de língua francesa
Análise de textos literários e artísticos
A estética verbal
Novos hábitos culturais
O consumo alternativo
Temas da atualidade
Arquitetura e urbanismo francês
F. Capucho, M. Denyer, J. Labascoule, A. Rébuffé, C. Royer, Nouveau Rond-Point 3, Méthode de Français, Niveau B2 du CECR + CD Audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2013.
F. Capucho, M. Denyer, J. Labascoule, A. Rébuffé, C. Royer, Nouveau Rond-Point 3, Cahier d'activités + CD audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2013.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Francês ao nível B1.2, de acordo com o QECR para as línguas.