A presente UC visa proporcionar ao futuro formador, professor ou designer, instrumentos e estratégias que permitam a tomada de decisões que sejam pedagogicamente efetivas e sustentáveis e que permitam ser transformadoras em várias situações de intervenção pedagógica, através da construção de contextos de formação baseados na utilização de tecnologias digitais. São abordadas as questões relativas ao desenho de cursos online em contextos formais (através da elaboração de um projecto de curso online) e questões relativas à utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem em contextos sócio-culturais e sócio-profissionais complexos e voláteis (através do estudo de casos em Comunidades Virtuais de Prática e em Contextos de trabalho).
Competências transversais:
Competências específicas:
I. Formação Online em contextos virtuais e híbridos
II. Formação Online em Contextos não formais
A - Comunidades de Prática
Desenho, moderação, facilitação, gestão e administração de Comunidades de Prática.
Ferramentas digitais de apoio a comunidades de prática.
B - Aprendizagem em Contextos de Trabalho e Organizações.
O modelo de Jane Hart de formação em contextos de trabalho.
Bates, T. (2016). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional.
Cambridge, D., Kaplan, S. &Suter, V. (2005) Community of Practice Design Guide Louisville CO: EDUCAUSE.
Dron, J.; Anderson, T. (2014) - Teaching Crowds-Learning and Social Media. Athabasca, Athabasca University Press.
Hart , J. (2017). Learning in the Modern Workplace 2017. C4LPT, Centre for Learning & Performance Technologies.
Quintas-Mendes, A. (2004). Formação de E-Formadores: Alguns princípios pedagógicos - Discursos, Série Perspectivas em Educação, nº 2, Dez. pp. 171-176
Rocha, A., Pereira, A. (2014). Grupos, Redes e Coletivos: Um contributo para entender a teoria de Anderson e Dron. Educação, Formação & Tecnologias, 7 (2), 39-52
Wenger, E. (2014). Communities of practice: a brief introduction, accessed 26 September, 2014.
Vieira, F. (2014) - Pedagogia, Formação e Investigação, In Vieira, F. (Org.) Quando os Professores Investigam a Pedagogia - Em busca de uma educação mais democrática. Mangualde: Edições Pedago Lda, pp. 11-57
Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).