Esta unidade curricular tem como objetivo preparar os estudantes para a realidade atual da educação para a carreira e a educação orientada para a empregabilidade. Procura-se promover uma reflexão crítica sobre o papel da agência de cada indivíduo na carreira, e da formação de adultos com baixos níveis de escolaridade, com especial enfoque na sua integração e inclusão socioprofissional. Através da análise de conceitos-chave e de contextos pertinentes, serão discutidas estratégias e intervenções que favoreçam a empregabilidade, analisem o problema da adaptação/ reinserção do profissional e promovam a equidade em contextos marcados por vulnerabilidade social.
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
- Realizar a identificação de lógicas de ação inerentes às práticas de educação e formação de adultos;
- Realizar a identificação de modos e procedimentos usados em situação de integração sócio laboral e empregabilidade;
- Ser capaz de analisar iniciativas, propostas no TVET ( Ensino e Formação Técnica e Vocacional) em contexto português e suas tendências sobre o tema.
Tema 1 - Desenvolvimento de recursos e estratégias de carreira - Programa Boost 4 Career.
Tema 2 - Contextualização do problema da adaptação/ reinserção do profissional adulto.
Tema 3 - Formatos educacionais emergentes para a integração sócio laboral e empregabilidade.
Tema 4 - O Ensino e a Formação Técnica e Vocacional (TVET) no contexto português.
Cardoso, T., & Pestana, F. (2022). Adaptação/Reinserção de Adultos Pouco Escolarizados: Boas Práticas em Portugal. In. A. Silva (Org.), A educação enquanto fenômeno social: aspetos pedagógicos e socioculturais (pp. 119-131). Atena Editora. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/11958
Cavaco, C. (2008). Capítulo 1.3 Termos e conceitos — a definição (im)possível. In Adultos pouco escolarizados. Diversidade e Interdependência de lógicas de formação. Tese de doutoramento. Lisboa. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação/Universidade de Lisboa. (pdf)
Cavaco, C. (2013). Formação de Adultos pouco escolarizados: paradoxos da perspetiva da Aprendizagem ao Longo da Vida. Perspectiva, 31(2), 449477.
Governo de Portugal. (2024, 17 de dezembro). Relatório global da OCDE sobre as competências dos adultos. Recuperado de https://pessoas2030.gov.pt/2024/12/17/relatorio-global-da-ocde-sobre-as-competencias-dos-adultos/
Imaginário, L. et al. (1998). O conceito de adulto pouco escolarizado e o problema da adaptação/reinserção profissional. OEFP. (pdf)
Marope, P. T., Chakroun, M. B. & Holmes, K. P. (2015). Liberar o potencial: transformar a educação e a formação técnica e profissional. UNESCO.
Milagre, C., Passeiro, J. & Almeida, V. (2003). Novos actores na formação de grupos sociais desfavorecidos. Revista Europeia Formação Profissional, 30.
Silva, V. C. (2023). Os adultos pouco escolarizados que não retomaram a educação formal. Trajetórias, contextos e a relação com a aprendizagem ao longo da vida. Sociologia On Line, 33, 11-33. DOI: 10.30553/sociologiaonline.2023.33.1
A metodologia de ensino adotada dentro do modelo pedagógico da Universidade aberta destaca-se pelo trabalho autónomo e colaborativo centrado no estudante A inovação dos processos está em facilitar aos estudantes interfaces online diferenciadas e estratégias didáticas onde a aprendizagem ocorre de forma construtiva, aplicada e ao mesmo tempo reflexiva.
As estratégias utilizadas incluem atividades com visualização e construção de vídeos, construção de mapas, leitura de imagens, resolução de problemas, estudo autônomo, experiências práticas, mas sempre com espaços de partilha e colaboração, aplicação em situações específicas e promoção de debates. O feedback é contínuo em cada um desses processos individualmente e em grupo.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação contínua
O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois ou três E-fólios (trabalhos escritos) em formato digital submetidos na plataforma Moodle e de um E-fólio global (prova final) realizado no final do semestre na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. A tipologia de prova do E-fólio global (e.g. multi, assign, lock) será comunicada aos estudantes no início do semestre no Plano da Unidade Curricular (PUC).
O exame é realizado na plataforma WISEflow, uma ferramenta digital que permite a gestão e avaliação de exames de forma eficiente e segura. A plataforma oferece um ambiente online onde os estudantes poderão submeter as suas respostas, seja por meio de questões de escolha múltipla, de desenvolvimento ou de aplicação direta do conteúdo. Os exames são elaborados para atender todo o conteúdo da UC em uma única prova final.
Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/