Formação Avançada em Sistemas e Tecnologias de Informação
Código: 23043
Departamento: DCET
ECTS: 15
Área científica: Tecnologia e Sistemas Web
Total de horas trabalho: 405
Total de horas de contacto: 100

Esta unidade curricular visa proporcionar espaços de pesquisa e reflexão acerca do estudo e desenvolvimento de modelos/ferramentas de utilização da Web por organizações, em suporte dos processos e integração das cadeias de valor.

Sistemas de informação Web
Tecnologias Web
Negócio Digital

Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar capaz de:

  • Analisar e refletir sobre as consequências das possibilidades das novas tecnologias na transformação das cadeias de valor organizacionais;
  • Discriminar características e consequências da natureza distribuída dos sistemas de informação Web, incluindo inteligência, multiagência, gestão e manutenção;
  • Diferenciar práticas de abordagem estratégica aos sistemas de informação Web, incluindo negócios digitais ou plataformas de conteúdos;
  • Distinguir as diversas vertentes da acessibilidade à Web;
  • Distinguir características, desafios e limitações das soluções emergentes de interação e interface de sistemas e aplicações Web, incluindo Web 3D e Aumentada;
  • Identificar limites e desafios ao nível da confiabilidade, tolerância e privacidade em sistemas e aplicações Web.

Esta unidade curricular desdobra-se em diferentes tópicos que abordam áreas relevantes e estado da arte dos sistemas e tecnologias de informação Web, organizados na forma de módulos curriculares de 2 créditos ETCS cada.
Listam-se alguns destes tópicos:
Transformação Digital, Modelos e Plataformas de Negócios Digitais, Sistemas Distribuídos, Multiagente e Inteligentes, Heurísticas Modernas, Humanidades Digitais, Espaços Ciberseguros, Tecnologia Web na Administração Publica, Direitos Digitais Fundamentais, Computação Quântica

 

  • Casteleyn, Daniel, S. F., Dolog, P., Matera, M. (Eds.) (2009), “Engineering Web Applications”, Springer-Verlag, Berlin, ISBN: 978-3-540-92200-1.
  • Rossi, G., Pastor, O., Schwabe, D., Olsina, L., (2008), “Web Engineering: Modelling and Implementing Web Applications”, Springer-Verlag, London, ISBN: 978-1-84628-922-4.
  • Mead, N., Woody, C., (2016), “Cyber Security Engineering: A Foundation for Operational Security”, , Addison-Wesley, ISBN: 978-0134189802.
  • Morabito, V., (2014), “Trends and Challenges in Digital Business Innovation”, Springer International Publishing, Switzerland, ISBN: 978-3-319-04306-7.
  • Chaffey, D., (2014), “Digital Business and e-Commerce Management – Strategy, Implementation and Practice”, Pearson Education Limited, UK, ISBN: 978-0-273-78654-2.

Afuah, A. (2014), “Business Model innovation: Concepts, Analysis and Cases”, Routledge, ISBN: 978-0415817394.

A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo tendo em conta a qualidade dos trabalhos de síntese realizados no âmbito dos diferentes módulos; da discussão online, em turma virtual; e ainda do desenvolvimento individual de um artefacto que concretize o conhecimento adquirido no âmbito de dois a três módulos à escolha do estudante.
Ao longo do ano, os estudantes serão integrados em grupos de investigação resultantes da participação nos módulos, participando na análise de problemas e desenvolvendo soluções e prototipagem com vista a encontrar resultados relevantes ou novos artefactos que concretizem o conhecimento no âmbito de cada módulo.

Em função da natureza mista da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem observa uma abordagem de aprendizagem  teórico-prática colaborativa online, em turma virtual, que se baseia na realização de trabalhos práticos individuais e em grupo, cujos resultados são apresentados tanto online como em sessão presencial, para assegurar a complementaridade recíproca entre a teoria e a prática.