Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma visão abrangente sobre as principais temáticas e áreas de investigação que incidem sobre as infraestruturas e as tecnologias de suporte aos sistemas baseadas na Web.
Programação e serviços web
Arquiteturas de rede e web
Sistemas e plataformas web
Ambientes computacionais móveis
Ao concluir esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
-Identificar, classificar, selecionar e aplicar conceitos e tecnologias infraestruturais para a web;
-Analisar, conceber e desenhar sistemas e serviços para a web, tendo em conta diversos contextos de utilização;
-Desenvolver aplicações web com conteúdos dinâmicos e adaptadas ou adaptáveis a cenários concretos de utilização;
-Integrar sistemas web e organizar processos de comunicação entre aplicações;
-Identificar e investigar tecnologias emergentes, e perspetivar aplicações inovadoras.
Esta UC divide-se em tópicos, cada um correspondendo a um tema de investigação e lecionado por docentes da área, da UAb e UTAD. Em todos os módulos são abordados os fundamentos teóricos, o estado da arte, a investigação realizada na UAb e UTAD e as perspetivas de evolução do tema respetivo. Os módulos atualmente propostos são:
BORGHOFF, U., SCHLICHTER, J. (2000), Computer-Supported Cooperative Work. Springer.
A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo tendo em conta a qualidade das questões e problemáticas que o aluno coloca ao docente e turma; da discussão online, em turma virtual; e da (auto) crítica elaborada sobre o resultado dos trabalhos; e ainda do desenvolvimento individual de projeto de planeamento de um sistema de informação web. A ponderação dos elementos e critérios de avaliação das aprendizagens serão objeto de negociação entre professor e alunos.
Ao longo do ano, os estudantes serão integrados em grupos de investigação resultantes da participação nos módulos, participando na análise de problemas e desenvolvendo soluções e prototipagem com vista a encontrar resultados relevantes ou novos artefactos que concretizem o conhecimento no âmbito de cada módulo.
Em função da natureza mista da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem observa uma abordagem de aprendizagem teórico-prática colaborativa online, em turma virtual, que se baseia na realização de trabalhos práticos individuais e em grupo, cujos resultados são apresentados tanto online como em sessão presencial, para assegurar a complementaridade recíproca entre a teoria e a prática.