Esta unidade curricular visa proporcionar espaços de pesquisa e reflexão acerca da complexidade da análise de dados da Web e a sua concretização em novos contextos de interação visual e espacial.
Dados Web
Visualização Web
Pesquisa e Análise Dados Web
Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar capaz de:
- Identificar as problemáticas da pesquisa, recolha, processamento, recuperação, visualização, análise e interpretação de informação a partir de dados na Web;
- Descrever conceitos, métodos e técnicas da análise formal de redes sociais;
- Descrever conceitos, modelos e técnicas associadas à Web semântica e à extração de conhecimento da Web;
- Discriminar as principais técnicas e ferramentas de análise estatística, computação e simulação, visualização de dados e eventos Web;
- Discriminar e refletir sobre tecnologias e problemáticas da visualização de informação com volumes crescentes de dados;
- Descrever conceitos, modelos e técnicas associadas ao desenvolvimento de artefactos de arte e cultura digital na Web.
WARE, C. (2013). Information visualization: perception for design. Elsevier.
E-learning
A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo tendo em conta a qualidade dos trabalhos de síntese realizados no âmbito dos diferentes módulos; da discussão online, em turma virtual; e ainda do desenvolvimento individual de um artefacto que concretize o conhecimento adquirido no âmbito de dois a três módulos à escolha do estudante.
Ao longo do semestre, os estudantes serão integrados em grupos de investigação resultantes da participação nos módulos, participando na análise de problemas e desenvolvendo soluções e prototipagem com vista a encontrar resultados relevantes ou novos artefactos que concretizem o conhecimento no âmbito de cada módulo.
Em função da natureza mista da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem observa uma abordagem de aprendizagem teórico-prática colaborativa online, em turma virtual, que se baseia na realização de trabalhos práticos individuais e em grupo, cujos resultados são apresentados tanto online como em sessão presencial, para assegurar a complementaridade recíproca entre a teoria e a prática.