Esta unidade curricular explora o conceito da descolonização a partir de várias perspectivas e enquadramentos teóricos. Numa abordagem histórica, descolonizar significa pôr fim às estruturas coloniais impostas durante a expansão imperialista da Europa para dar lugar a estados independentes com projetos políticos e sociais autónomos e a devolução do direito ao território. No entanto, no contexto social e político atual, o conceito da descolonização também ganhou uma dimensão metafórica e ideológica, que se reflete na expressão cultural, numa mudança epistemológica, na reinterpretação da história, na restruturação da academia e em novas formas de protesto pela diversificação e inclusão cultural e literária. Desde os processos históricos às mudanças culturais, os estudantes desta unidade curricular serão envolvidos num debate relevante para os Estudos Europeus alinhado com as realidades da sociedade contemporânea.
Descolonização; colonização; Eurocentrismo; culturas indígenas, história
· No final da unidade curricular e com a participação nas atividades propostas, os estudantes terão:
· Conhecimento dos conceitos de colonização e descolonização no contexto da história europeia;
· Capacidade de refletir criticamente sobre as consequências da era colonial nos povos colonizados;
· Desenvolvido o conhecimento da descolonização nas suas várias vertentes;
· Sido confrontados com movimentos contemporâneos que refletem as transformações epistemológicas.
Introdução e definição dos conceitos principais
Descolonização como processo histórico (alguns casos)
Povos indígenas e o impacto da colonização e descolonização
O impacto da língua e cultura na descolonização
Descolonizar o currículo: significados e consequências
Movimentos intelectuais e estudantis pela descolonização
O futuro da descolonização
Revisão dos conceitos chave
Bhambra, Gurminder K. 2021. Decolonizing Critical Theory? Epistemological Justice, Progress, Reparations. Critical Times. 4 (1): 73–89
Fanon, Frantz. The Wretched of the Earth. Grove Press, 2005.
Gopal, Priyamvada. “On Decolonisation and the University.” Textual Practice, 35,6: 2021, pp. 873-899. DOI: 10.1080/0950236X.2021.1929561
Thiongʼo, Ngũgĩ wa. Decolonising the Mind: The Politics of Language in African Literature. Boydell & Brewer, 1986.
Said, Edward. Orientalism. Vintage, 1979.
Tuck, Eve; Yang, Wayne K. “Decolonization is not a Metaphor.” Decolonization: Indigeneity, Education & Society. Vol. 1, No. 1, 2012, pp. 1-40
A unidade curricular segue um regime de e-learning onde toda o processo de ensino-aprendizagem é realizado na sala de aula virtual, com a disponibilização de matéria através de textos e multimédia, espaços para debate e partilha de reflexões e recursos interativos
A definir pela docente no início da UC.