Conforme o modelo pedagógico da UAb a metodologia de ensino a distância realiza-se na modalidade de E-learning, articulando trabalho individual com propostas formativas de carater colaborativo que envolvem os estudantes na construção do seu processo de aprendizagem.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre lectivo, e de um momento final de avaliação presencial (e-fólio global), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
A metodologia de ensino procura articular o estudo individual e o trabalho colaborativo no contexto do regime assíncrono da lecionação, permitindo que os estudantes trabalhem os conteúdos propostos, efetuando leituras, visionamento de recursos audiovisuais, pesquisas dirigidas e reflexões individuais, fomentado uma autonomização e capacitação crescente do estudante neste processo e nos conteúdos, para que possa participar de forma ativa no processo de aprendizagem, envolvendo-se nos espaços disponíveis onde desenvolve o trabalho colaborativo com os colegas e com o docente. A realização, opcional, das tarefas formativas propostas visa desenvolver estas competências, preparando ao mesmo tempo o estudante para os momentos formais de avaliação, continua ou final.
Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).