Estudos Literários Comparados
Código: 51146
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Estudos Literários
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Aprofundar o conhecimento do fenómeno literário através do procedimento comparativo, no sentido de proporcionar ao estudante uma melhor competência literária, é o objetivo primeiro desta Unidade Curricular. O segundo objetivo visa aprofundar o entendimento da “alteridade” nas suas vertentes literária e cultural. Para tal será fornecida uma preparação teórica e metodológica no âmbito dos Estudos Literários que permita, a partir da Literatura Comparada - disciplina inter e trans-disciplinar por excelência - delimitar o campo de reflexão e de investigação dos Estudos Comparados.
 

Comparatismo
Alteridade literária e cultural
Inter e Transdisciplinaridade

Através desta Unidade Curricular, pretende-se que o estudante adquira:
•A capacidade de problematizar os fenómenos comparatistas (equacionando questões de poética, de imaginário, de intertextualidade).
•Conhecimento de práticas comparatistas e das condições em que é possível e fecunda a sua utilização no domínio da literatura e das suas relações com diversas artes e campos do saber.
•Uma “leitura” e uma compreensão mais profundas e mais amplas da “alteridade” através da articulação imagologia literária/imagologia cultural.
•Consciência analítica das diferenças culturais, no passado como na actualidade, conducente à valorização da alteridade nas artes, na cultura e na vida social.
 

I O procedimento comparativo
II O Conhecimento do “outro”
- diálogos entre o nacional e os estrangeiro
- o papel das traduções
- a escrita de viagem
III Imagologia literária/ Imagologia cultural
- da influência à recepção
- estereótipos, imagens, imaginário
IV  Temas e mitos
V Diálogos interartes

BUESCU, Helena. Grande angular, comparatismo e práticas de comparação. Lisboa: FCT/FCG, 2001 (cap. disponibilizados online)
MACHADO, Álvaro Manuel; PAGEAUX, Daniel-Henri. Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura. Lisboa: Presença, 2001
STEINER, George. Paixão intacta. Lisboa:  Relógio d´Água, 2003 [1996] (Cap. disponibilizados online)
Outra Bibliografia:
BRUNEL, Pierre; CHEVREL, Yves (org). Compêndio de Literatura Comparada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
BUESCU, Helena et al. (org.). Floresta Encantada. Novos Caminhos da Literatura Comparada. Lisboa: D. Quixote, 2001
GUILLÉN, Cláudio.  Entre lo uno y lo diverso – Introducción a la Literatura Comparad. Barcelona:  Crítica, 1985
Outros estudos considerados relevantes serão disponibilizados na UC.

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.