Nunca existiu, nem existirá, uma identidade estável da Europa. Em diferentes grupos, lugares ou épocas, a Europa tem sido considerada de formas diversas. A Unidade Curricular aborda temas principais da realidade europeia contemporânea, tais como os valores e a diversidade culturais, a identidade ou identidades europeias, o(s) modelo(s) político(s), a constituição inter- ou transcultural, a auto-imagem cultural da Europa e o impacto da globalização na Europa. Deste modo, os estudantes ficarão familiarizados com várias dimensões da actualidade europeia. Perceberão que a integração europeia não é um processo teleológico, mas uma tentativa contínua de criar e recriar uma identidade comum (inter- ou transcultural) e uma coesão social no seio de uma imensa diversidade sociocultural.
Objetivos de aprendizagem e competências a desenvolver. Em termos de conteúdo, o estudante deverá:
· Refletir sobre o desenvolvimento da identidade europeia, a partir da segunda metade do século XX, e identificar os conceitos inerentes à vida quotidiana da Europa contemporânea;
· Interpretar a função da memória cultural no presente europeu;
· Ter uma compreensão clara dos diferentes acontecimentos, projetos, instruções e atores que contribuíram para a construção de uma moderna entidade europeia, política e culturalmente unida;
· Desenvolver uma sensibilidade maior em relação a conceitos-chaves utilizados para a descrição da atual realidade europeia, tais como identidade, diversidade, unidade, pluralidade, nacionalidade;
· . Identificar os mecanismos inerentes à democracia europeia e analisar a interação entre a Europa e o Mundo.
Em cada tópico são disponibilizados online textos ou artigos académicos que se referem a temática específica do tópico.
· Conceição, Eugénia da (2016). O Futuro da União Europeia. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
· Gil, Isabel Capeloa (ed.) (2009). Identidade Europeia - Identidades na Europa. Universidade Católica Portuguesa.
· Judt, Tony (2005). Postwar. A History of Europe since 1945. Penguin Press.
· Lourenço, Eduardo (1990). Nós e a Europa, ou as duas razões. Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
· Moura, Vasco Graça (2013). A Identidade Cultural Europeia. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
· Silva, António Martins da (2013). Sistema Político da União Europeia. Arquitetura, Funcionamento e Teorização. Almedina.
· Thiel, Marcus (ed.) (2016). European Identity and Culture. Narratives of Transnational Belonging. Taylor & Francis
· Triandafyllidou, Anna; Gropas, Ruby (2015). What is Europe? (21st Century Europe). Palgrave Macmillan.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.