Nesta Unidade Curricular visa-se conhecer epistemologicamente os conceitos desenvolvidos pelos estudos coloniais e pelo orientalismo. Na evolução dos impérios europeus como espaços diversificados de afirmação colonial (sécs. XVI-XIX) analisam-se os diálogos culturais como estratégias imperiais, através de diálogos multi-disciplinares. De seguida, investiga-se o orientalismo através dos séculos. Por último, sintetiza-se a evolução do império português e as expressões de um orientalismo em Portugal.
Cultura
Orientalismo
Império
Estudos Coloniais
-Percepcionar os conceitos epistemológicos desenvolvidos pelos estudos coloniais e pelo orientalismo;
- Analisar a evolução dos impérios europeus como espaços de diferentes afirmações coloniais (sécs.XVI-XIX);
- Problematizar os diálogos culturais como estratégias imperiais;
- Investigar o orientalismo através dos séculos ;
- Sintetizar a evolução do império português e as expressões de um orientalismo em Portugal.
Serão 5 os tópicos desenvolvidos nesta unidade curricular:
- Dos estudos coloniais e do conceito de orientalismo ;
- Da evolução dos impérios europeus como espaços diversificados de afirmação colonial (sécs.XVI-XIX);
- Os diálogos culturais como estratégias imperiais ;
- O orientalismo através dos séculos;
- O império português e as expressões de um orientalismo em Portugal.
Avelar, Ana Paula Menino, Veredas da Modernidade - Escrevendo o Mundo no Portugal de Quinhentos, Lisboa, Colibri, 2022.
App, Urs, The birth of Orientalism, Pennsylvania, University of Pennsylvania Press, 2011
Avelar, Ana Paula, Representações de um Mundo Novo no Portugal de Quinhentos, Chamusca, Cosmos, 2011.
Bethencourt, Francisco e Diogo Ramada Curto(dir.), A Expansão Marítima Portuguesa, Lisboa ; Edições 70, 2010.
Bethencourt, Francisco e Kirti Chaudhuri, História da Expansão Portuguesa, vol 1, Lisboa, Círculo dos Leitores, 1998.
Gruzinski, Serge, L’Aigle et le Dragon-Démesure européenne et Mondalisation au XVIe siècle, Paris, Fayard, 2012.
Macfie, A.L. Orientalism-A reader, Edinburg, Edinburg University Press, 2000.
Parker, Charles H, Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800, Cambridge, Cambridge University Press, 2010.
Said, Edward W. , Orientalism, Pantheon Books, 1978.
Said, Edward W., Culture and Imperialism, Chatto and Windus, 1993.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.