O estágio consiste numa prática pedagógico-profissional desenvolvida num organismo público, privado ou do setor associativo/cooperativo sob a supervisão de um/a docente orientador/a e de um/a orientador/a local. O estágio materializa-se através da participação num projeto de intervenção em contexto laboral concreto, permitindo o enriquecimento da componente profissional da formação.
Regulamento de Estágio: https://portal.uab.pt/dcsg/wp-content/uploads/sites/13/2022/11/DCSG-LCS-RegulamentoUCEstagio-41025.pdf
Nota Informativa: https://portal.uab.pt/dcsg/wp-content/uploads/sites/13/2022/11/DCSG-LCS-NotaInformativa-Estagio-41025.pdf
Esquema do Projeto: https://portal.uab.pt/dcsg/wp-content/uploads/sites/13/2022/11/DCSG-LCS-EsquemaProjeto-Estagio-41025.pdf
Prática profissional
Política Social
Serviço Social
Pretende-se que, no final do Estágio, a/o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
Reflexão crítica sobre a realidade social;
Relacionamento interpessoal;
Integração organizacional;
Mobilização de conhecimentos teóricos para contextos reais de trabalho;
Análise crítica dos instrumentos metodológicos e técnicos da prática profissional.
Intervenção social na área temática na qual se desenvolve o estágio (saúde, educação, segurança social, poder local, etc.);
Metodologia de investigação em ciências sociais;
Elaboração de trabalhos académicos e científicos.
Bell, Judith (1997) Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva.
Carmo, Hermano; Ferreira, Manuela Malheiro (2008 ou 1998) Metodologia da Investigação. Guia para Auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Carvalho, Maria Irene, (2016), Ética Aplicada ao Serviço Social – Dilemas e Práticas Profissionais, Lisboa:Pactor
Carvalho, Maria Irene, Pinto, Carla (Coord.), (2014), Serviço Social – Teorias e Práticas. Lisboa:Pactor
Guerra, Isabel Carvalho (2000) Fundamentos e processos de uma sociologia da acção. O planeamento em Ciências Sociais. Cascais: Principia.
Outras referências bibliográficas serão indicadas durante o estágio, de acordo com a temática específica do projeto e o processo de intervenção social acompanhado.
E-learning
A avaliação final à UC contempla, de forma articulada, a avaliação do projeto de estágio, do relatório intermédio e do relatório final, englobando os pareceres do/a orientador/a local e do/a docente orientador/a da UAb. Trata-se, assim, de uma avaliação global e abrangente do percurso de cada estudante.
A inscrição na unidade curricular estágio exige que o(a) estudante tenha concluído 120 ECTS do curso: 96 ECTS do maior, incluindo, obrigatoriamente, Metodologia das Ciências Sociais – Métodos Qualitativos e Metodologia das Ciências Sociais – Métodos Quantitativos; 24 ECTS do minor se Serviço Social, entre as quais deve ter feito ou estar inscrito nas seguintes unidades curriculares: Desenvolvimento Comunitário e Teoria Geral do Serviço Social, no primeiro semestre, e Intervenção Social com Grupos e Intervenção Psicossocial, no segundo semestre.