Neste seminário abordaremos os temas propostos considerando que a língua é tanto um meio de discurso e de comunicação enquanto ferramenta ideológica e de poder. É mais comummente assumido que uma língua nacional é a língua mais falada por um povo na sua terra natal e naturalmente adotada como parte integrante da cultura e da identidade nacional do povo em questão, mas esse requisito será suficiente para a construção de uma nação?
Este seminário abordará os problemas enfrentados por Estados multilingues nos quais as minorias culturais falam outras línguas que não a “língua nacional”. Nesse sentido, o seminário examinará criticamente a identificação pela língua e as suas consequências políticas, focando ainda em particular o conceito de línguas mundiais de comunicação global.
Política de língua; língua e poder; línguas minoritárias
No final desta Unidade Curricular os estudantes deverão estar aptos a:
- Explicar a natureza, relevância das ligações entre língua e poder e a dimensão económica das línguas globais;
- Analisar criticamente os diversos planos de intervenção (nos contextos nacionais e internacionais), o seu papel na construção de estratégias e estimar consequências sociais das políticas de língua no contexto das línguas de comunicação global, o imperialismo linguístico, a importância da presença das línguas nas Organizações Internacionais;
- Discutir a importância da manutenção e desenvolvimento das línguas minoritárias e menos faladas para o desenvolvimento cultural, social e económico dos seus falantes.
1. Língua e poder nas Organizações Internacionais;
2. Dimensão económica das línguas globais;
3. Glotofagia, imperialismo linguístico e línguas em contacto;
4. Imagem e atratividade das línguas globais;
5. Línguas minoritárias.
Coupland, Nikolas (Ed.) (2013). The Handbook of Language and Globalization. Oxford: Wiley-Blackwell.
Kraus, Peter A., & Grin, François (Eds.) (2018). The Politics of Multilingualism. Europeanisation, globalization and linguistic governance. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company.
Maurais, Jacques, & Morris Michael A. (Eds.) (2003). Languages in a Globalising World. Cambridge: Cambridge University Press.
Phillipson, Robert (1992). Linguistic Imperialism. Oxford: Oxford University Press.
Phillipson, Robert, (2003). English-Only Europe? Challenging Language Policy. Londond/New York: Routledge.
Swaan, Abram de (2001). Words of the World. Cambridge: Polity Press.
E-learning
A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.