Escrita em Ambiente Digital
Código: 51204
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Linguística
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A compulsão e a omnipresença da escrita no nosso quotidiano deve conduzir-nos a uma ampla reflexão. A linguagem escrita não é mais o alto templo da sociedade ocidental com os atributos de frases bem feitas, da correção gramatical e ortográfica. Tornou-se oralizada, quando se visualiza no ecrã, do computador, do telemóvel. A escrita digital adota um estilo de informalidade. Indubitavelmente, o meio digital está a provocar uma revolução nas culturas e nas civilizações: anuncia-se uma revolução cada vez mais vertiginosa. O tempo, o espaço e a identidade são contínua e profundamente reformulados. Passar do domínio tipográfico para a escrita digital implica uma mudança em relação à teoria, na medida em que verificamos que entre esta e a realidade existe simultaneamente continuidade e separação.
Serão as formas escritas digitais formas assíncronas, instantâneas, descartáveis, efémeras?
Num primeiro momento desta UC, proceder-se-á a uma contextualização da comunicação digital, evidenciando alguns aspetos relevantes, ensaiando perceber a evolução, a conversão , a transformação e a inovação que decorrem do suporte digital.
Seguidamente, propõe-se uma reflexão sobre a escrita como sistema e como prática social, evidenciando a evolução dos suportes e instrumentos.
Num terceiro momento, caracterizar-se-ão os géneros textuais emergentes em contexto digital.
Por fim, serão abordadas as especificidades da escrita em ambiente digital, com principal destaque para a escrita consonântica, a pontuação múltipla e expressiva, a presença de emojis, o (des)respeito pelas regras ortográficas e tipográficas; estiramentos gráficos, a presença de neologismos e de neografias,  a simplificação sintática, a contaminação das marcas de oralidade, entre outras.

 

Escrita digital; géneros digitais; evolução e metamorfoses; especificidades linguístico-discursivas.

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
- compreender o contexto da comunicação digital e a sua relevância na contemporaneidade;
- conhecer os principais momentos da evolução da  escrita como sistema e como prática social;
- reconhecer géneros textuais emergentes em contexto digital relacionando-os com outros pré-existentes;
- aprender as especificidades da escrita em ambiente digital;
- aplicar os conhecimentos adquiridos na análise de alguns textos.

O programa da unidade curricular incidirá sobre os seguintes temas:
I. Comunicação digital: conversão, transformação, inovação.
II. A escrita como sistema e como prática social:  evolução dos suportes e dos instrumentos.
III. Os géneros textuais emergentes em contexto digital.
IV. Especificidades da escrita em ambiente digital: aspetos linguístico-discursivos.
V. Aplicação dos conhecimentos na análise de textos.

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ANIS, Jacques (dir.) (2001). Parlez-vous texto? Guide des nouveaux langages du reseau. Paris, Le Cherche Midi éditeur.
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e-Learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Língua de ensino: Português. Os estudantes devem ter acesso regular a computador com ligação de banda larga à Internet.