Nesta UC o estudante consolida uma cibercultura universal, ligada à nova centralidade do conhecimento no funcionamento de uma sociedade que se reorganizou num sistema circulatório de fluxos de informação, conduzindo inevitavelmente a mudanças importantes tanto no modo de conceber o ensino e a aprendizagem, como no de pensar os sistemas educativos. Assim, os seus objetivos são: a) adquirir uma perspetiva fundamentada do impacto social da democratização/globalização do acesso à informação científica e cultural na reorganização dos modos de associação humana; b) adquirir e desenvolver avaliação crítica do fenómeno cultural da Internet e novo paradigma sociocognitivo da sociedade do conhecimento; c) identificar e desenvolver compreensão do processo educativo à luz da «sociedade em rede».
sociedade em rede;
cibercultura;
educação em rede;
virtualização.
1) analisar e desconstruir textos teóricos, objetos significativos, experiências pessoais à luz dos conceitos apreendidos;
2) elaborar e apresentar juízos críticos sobre o fenómeno da cibercultura e formular juízos sobre a reorganização da educação em rede- suas instituições, organizações e agentes;
3) apresentar razões em defesa dos seus pontos de vista;
4) aplicar as competências analítica e sintética desenvolvidas a situações específicas;
5) criar um “espírito” de ação e responsabilidade grupal.
I. O Fenómeno da Cibercultura
II. A “Virtualização” das Relações Sociais
III. A Rede como Interface Educativo
IV. A Abertura e Partilha do Conhecimento
• Baudrillard, J. (2001) Simulacros e Simulação. 2ª edição. Lisboa: Relógio d’Água.
• Blake, N. e P. Standish (orgs.) (2000) Enquiries at the Interface: Philosophical Problems of Online Education. Oxford: Blackwell Publishers.
• Castells, M. (2003) A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Vol. 1, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
• Lévy, P. (2000) Cibercultura. Lisboa: Piaget.
• Virilio, P. (1993) A Inércia Polar. Lisboa: D. Quixote.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.