Nesta unidade curricular serão trabalhados os documentos estruturantes produzidos por agências nacionais e internacionais, sobre questões de desenvolvimento em contexto internacional e nacional, procurando-se assim atender à relevância da relação entre educação e modelos de desenvolvimento numa perspetiva histórica e atual. Conhecendo os principais mecanismos de regulação da educação no contexto da União Europeia bem como os objetivos de desenvolvimento para os seus Estados-membros.
Educação
Globalização
Organizações Internacionais
Indicadores de I&D
TEMA 1 – A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES
A problemática da educação e o desenvolvimento. A emergência de um novo pensamento educativo e de novos fins para educação. A evolução e o contexto atual das políticas educativas face ao desenvolvimento. Os grandes projetos estatísticos e a Avaliação da Educação.
Neste tema pretende-se que explorem as relações entre a educação e os modelos de desenvolvimento das sociedades e as implicações que tiveram no campo educativo.
TEMA 2 – Portugal e a União Europeia
Portugal no contexto da União Europeia. A estratégia de desenvolvimento da Europa. As metas educativas europeias a atingir até 2020.
Neste tema pretende-se que seja confrontado com a estratégia de desenvolvimento da União Europeia, visto ser a principal organização internacional com influência na definição das políticas portuguesas, particularmente na educação.
TEMA 3 – INDICADORES DE EDUCAÇÃO EM PORTUGAL
Educação. Ciência e Tecnologia. Empresas e investimento em I&D.
Neste tema vamos tentar caracterizar a situação de Portugal em termos de indicadores de Educação, mas vamos, também, analisar outros indicadores.
Vídeo da autoria da prof. Cláudia Neves sobre as relações entre Educação e Desenvolvimento.
Afonso, A. J. (2009). Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, 13, 13-29.
Neves, C. (2009). Aprendizagem ao longo da vida na União Europeia. Análise crítica e comparativa das estratégias de aprendizagem ao longo da vida de cinco estados-membros. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa.
Fundação Francisco Manuel dos Santos (2015). Retrato de Portugal Pordata - Edição 2015. Lisboa. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Fundação Francisco Manuel dos Santos (2015). Retrato de Portugal na Europa - Edição 2015. Lisboa. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Marques, F., Aníbal, G., Graça, V. & Teodoro, A. (2008). A unionização das políticas educativas no contexto europeu. Revista Iberoamericana de Educación, 48, 93-110.
União Europeia (2015). Monitor da Educação e da Formação 2015 - Portugal. Luxemburgo. Serviço das publicações da União Europeia.
Education at a Glance 2015. (2015). Paris: OCDE.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.