Design Instrucional e da Aprendizagem
Cod: 11128
Department: DEED
ECTS: 6
Scientific area: Ciências da Educação
Total working hours: 156
Total contact time:

Objetivos de aprendizagem:

OA1 Discutir perspetivas do design instrucional relacionando-as com modelos teóricos

OA2 Analisar modelos de design instrucional, de design da aprendizagem e emergentes

OA3Explorar, analisar, selecionar ferramentas para design instrucional de contextos e recursos educacionais digitais (RED)

OA4 Aplicar princípios do movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA)

OA5Conceber, desenhar contextos e RED ancorados em modelos de design da aprendizagem alinhados com perfis do público-alvo

TEMA 1: Fundamentos do Design Instrucional

1.1. Pedagogias e Metodologias de Aprendizagem Flexíveis: Contexto e Variáveis

1.2. Modelos de design instrucional: evolução, affordances e emergência da inteligência artificial

1.3. Microlearning, nanocursos, microcredenciais e certificação digital

1.4. Design Flexível de Cursos e Recursos: dos LMS, Redes Sociais e PLE

TEMA 2. Estúdio de Design da Aprendizagem

2.1. Metodologias e instrumentos de design: padrões, personas, estratégias, storyboard, digital storytellying

2.2. Ferramentas de Design instrucional: plataformas, recursos, artefactos, Apps e Inteligência Artificial

2.3. Design acessível, lúdico e sustentável: aplicação dos princípios da acessibilidade, DUA, lúdico e ODS

2.4. Habitats Digitais e Design de Cursos, Comunidades, Redes, PLEs, Atividades e Recursos Educacionais Abertos

TEMA 3. Desenvolvimento de Projeto

3.1. Do projeto ao protótipo de curso, cenário ou recurso digital

3.2. Validação e Avaliação do Projeto

Afonso, A. (2024) Fundamentos teóricos para o desenho lúdico da aprendizagem no ensino superior digital flexível, RE@D 8 (1) 1-19 

Cardoso, P. (2022)O movimento dos REA e acesso aberto no ensino superior. Lisboa:UAb

Carolei, P. (2022) Creative Framework Methodologies: Application and Improvement of Teacher Authorship In A. Afonso, L. Morgado, & L.

Roque (Eds) Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models (196-210) IGI Global Scientific Publishing.

Heggart, K. et al. (2024) Designing Learning Experiences for Inclusivity and Diversity: Advice for Learning Designers UTS ePress

Laurillard, D. (2012)Teaching as a Design Science: Building Pedagogical Patterns for Learning and Technology. London: Routledge

Report of Instructional Design in HE (2016). A report on the role, workflow, and experience of instructional designers, Intentional Futures

A UC segue os princípios do modelo pedagógico da UAb e estrutura-se num percurso de aprendizagem rico e estruturado baseado num conjunto de e-atividades com recursos digitais, níveis de complexidade, autonomia e colaboração diversificados implicando o seu

envolvimento activo, individual e colaborativo. A aprendizagem está sustentada na auto-aprendizagem e na aprendizagem colaborativa na comunidade virtual de aprendizagem na qual participa, partilha e colabora através dos dispositivos disponibilizados: fóruns de diversa

natureza – informativos, colaborativos de discussão, e as restante plataformas e dispositivos digitais.

Nesta UC o estudante realiza um percurso de aprendizagem num cenário de estúdio virtual de design da aprendizagem (*) assumindo papéis diversos (role-playing), como designer instrucional, learning developer, criador de conteúdos. Neste percurso existem estações de

trabalho baseadas nos conteúdos e nas competências definidas, resolve os desafios, obtém e dá feedback inclusivé através de um sistema de pontos e badges à medida que e faz progressos individual e colaborativamente, analisa, produz e avalia artefactos digitais

(artigos, relatórios, vídeos, slidecasts, narrativas digitais, ferramentas, apps, casos entre outros) como evidências da aprendizagem realizada. Neste percurso é desenvolvido um protótipo de projeto individualmente ou em equipa.

A avaliação contempla a opção do estudante sobre duas modalidades: Avaliação Contínua ou Exame Final. A opção pelo regime de avaliação (contínua ou final) será feita pelo estudante até ao final da 3ª semana letiva não podendo ser alterada no decurso do semestre.

Os instrumentos de avaliação contínua estarão disponíveis apenas para os estudantes que optem pela modalidade. A entrega do e-fólio global ou do exame é realizada na plataforma WISEflow em https://pt.wiseflow.net/aberta. Os estudantes têm a oportunidade de selecionar, no início de cada semestre, se pretendem realizar a prova remotamente ou num centro de exames. Informação atempada sobre os procedimentos de realização de provas na plataforma Wiseflow é remetida, diretamente aos estudantes, ao longo do semestre.

Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/

Escolha da modalidade de avaliação contínua: O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois E-fólios (trabalhos escritos) em formato digital submetidos na plataforma Moodle e de uma prova final realizado no final do semestre na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. A tipologia de prova do E-fólio global será comunicada aos estudantes no início do semestre no Plano da Unidade Curricular (PUC). O E-fólio consiste na produção de aplicação sobre um tema e é individual. A avaliação usa rubricas analíticas. O feedback é escrito, sendo de dois tipos: global e individual. Quanto ao E-fólio global é realizado na plataforma WISEflow.

Escolha da modalidade de avaliação por exame: Os estudantes que optem pela realização de um Exame Final têm acesso a todas as orientações dadas na plataforma e/ou na WISEflow e às Atividades Formativas disponibilizadas ao longo do percurso de aprendizagem, mas não aos instrumentos de avaliação utilizados no regime de avaliação contínua (E-fólios e E-fólio Global). O exame é realizado na plataforma WISEflow, sendo a prova do tipo FLOWmulti.