Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 30
Pretende-se nesta UC que os alunos adquiram competências de desenvolvimento de aplicações móveis para as plataformas com maior expressão na atualidade.
No termo do processo de formação nesta unidade curricular os estudantes devem estar capazes de compreender os fundamentos teóricos relativos às características dos dispositivos e do seu ambiente computacional, bem como das principais metodologias de desenvolvimento. Os alunos usarão uma ferramenta de desenvolvimento multiplataforma para criar aplicações capazes de executar nas duas principais plataformas móveis;
Procura-se ainda conferir competências básicas relativas à gestão das aplicações nos mercados aplicacionais e à sua exploração financeira.
Breve resenha histórica.
Recursos disponíveis nos dispositivos móveis: Processamento, Comunicação, Sensores, Gestão de memória, Integração com sistemas externos.
Tipos de aplicações móveis: Web, Híbridas, Nativas.
Métodos de desenvolvimento: nativo, multiplataforma.
Aspetos de produção: Gestão de mercados aplicacionais, Monetização, Aquisição de utilizadores, Manutenção.
Ed Snider, Mastering Xamarin.Forms. Packt Publishing (2016). ISBN-13: 978-1785287190.
Dan Hermes, Xamarin Mobile Application Development: Cross-Platform C# and Xamarin.Forms Fundamentals. Apress (2015). ISBN-13: 978-1484202159.
Charles Petzold, Creating Mobile Apps with Xamarin.Forms Preview Edition 2 (Developer Reference). Kindle Edition (2015). Microsoft Press.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação
final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da
unidade curricular.