Currículo: teoria e prática
Código: 12086
Departamento: DEED
ECTS: 8
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 208
Total de horas de contacto: 40

Esta unidade curricular situa-se no campo dos estudos curriculares. Assim, após o propósito da compreensão do significado de Currículo e de Desenvolvimento Curricular, no quadro da Educação, pretende a aquisição de conceitos estruturantes nesta matéria e no contexto das teorias e políticas curriculares, que lhe permitam a distinção, enquadramento e caracterização desses elementos em contexto; isto é, durante a prática de ensino, educação ou formação.

No final desta unidade curricular, o estudante deverá não só conhecer elementos teóricos sobre o currículo, mas também aplicá-los, de forma consistente, na praxis processual do mesmo currículo, isto é, em algumas das fases do Desenvolvimento Curricular. Ao distinguir e caracterizar os níveis de intervenção e as diferentes fases do currículo em desenvolvimento, deverá ser capaz de os situar em contextos de aprendizagem diversos. Deverá ainda compreender e assumir o seu papel enquanto construtor do currículo.

Currículo
Desenvolvimento Curricular
Contextos de aprendizagem

No final desta unidade curricular, o estudante deverá não só conhecer os referentes de currículo mas também aplicá-los, de forma consistente, na praxis processual do mesmo currículo, isto é, em algumas das fases do Desenvolvimento Curricular. Ao distinguir e caracterizar os níveis de intervenção e as diferentes fases do currículo em desenvolvimento, deverá ser capaz de os situar em contextos de aprendizagem diversos. Deverá ainda distinguir, quer na teoria, quer na prática, as funções de executor e construtor do currículo.

(1) Conceitos de Currículo e de Desenvolvimento Curricular;
(2) Fases do Desenvolvimento Curricular;
(3) Processo do Desenvolvimento Curricular em situação;
(4) Currículo e diversidade de contextos de aprendizagem.

Bobbitt, John Franklin (1.ª ed. 2018/trad.2004). O Currículo. Lisboa: Didáctica Editora.
Doll, Ronald C. (1992). Curriculum Improvement – decision making and process. Boston: Allyn and Bacon.
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Goodson, Ivor F. (2001). O Currículo em Mudança - estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora.
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Pacheco, J. A. (2005). Estudos Curriculares. Para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora.
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Ruiz, Maria José  (2005). Teoria del Curriculum: Diseño, Desarrollo e Innovación Curricular. Madrid: Editorial Universitas, S.A.
Silva, Tomaz Tadeu (2000). Teorias do Currículo. Porto: Porto Editora.
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Tanner, Daniel and Tanner, Laurel (2007). Curriculum Development  theory into practice. 4th ed. New Jersey: Pearson Education.

E-Learning (completamente online).

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

O estudante deverá dominar o inglês ao nível da leitura e possuir conhecimentos de informática a nível do utilizador. Sugere-se que acompanhe e realize, em tempo útil, as actividades promovidas nesta unidade curricular, com a preocupação em intervir, assegurando a sua presença mergulhada numa atitude construtiva.