Esta unidade curricular clarifica o conceito de projecto e caracteriza a natureza e tipologias de projectos em Educação, a nível macro, meso e micro. Enquadra o projecto na gestão curricular e problematiza a importância do projecto numa perspectiva de mudança e inovação. Analisa aspectos relativos à concepção de projectos e à gestão e cultura de cada projecto. Avalia projectos, tendo em conta os objectivos, os modos de actuação e os instrumentos para recolha de dados necessários à avaliação, assim como o processo de recolha de dados.
Projetos educativos
Concepção de projetos
Avaliação de projetos
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
• definir parâmetros de concepção, análise, avaliação e gestão de projectos educativos;
• conceber o design da avaliação de projectos educacionais, planificá-lo e operacionalizá-lo.
Nesta unidade curricular aborda-se o conceito, os tipos e a concepção de projectos educacionais, a sua articulação com o desenvolvimento curricular e a relação entre os projectos e a inovação educativa. Seguidamente analisam-se as diferentes fases de gestão de projectos nomeadamente no que se refere à importância de uma gestão eficaz da liderança. Por fim problematiza-se o papel, os tipos e os instrumentos de avaliação de projectos.
Boutinet J-P (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget.
Costa, J. A. (2003). “Projectos Educativos nas Escolas: um contributo para a sua (des)construção”, Educação e Sociedade, vol. 24(85).
Fullan, M. (2003). Liderar numa cultura de mudança. Porto: Edições Asa.
The National Science Foundation, (2002). The 2002 User Friendly Handbook for Project Evaluation, in http://www.nsf.gov/pubs/2002/nsf02057/start.htm.
E-Learning (completamente online).
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.
O estudante deverá dominar o inglês ao nível da leitura e possuir conhecimentos de informática a nível do utilizador. Sugere-se que acompanhe e realize, em tempo útil, as actividades promovidas nesta unidade curricular.