Conceção de Objetos de Aprendizagem Organizacional
Código: 22154
Departamento: DCET
ECTS: 7.5
Área científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de horas trabalho: 210
Total de horas de contacto: 40

Tendo por objetivo o estudo do conceito de objeto de aprendizagem, como unidade autónoma de aprendizagem, pesquisável e reutilizável em diversos contextos de e-learning. A conceção de conteúdos de ensino nesta perspetiva é desenvolvida, tendo em conta não só os aspetos pedagógicos e tecnológicos, como também a descrição dos objetos (metadados), o seu armazenamento, indexação e interoperabilidade. Será dado especial ênfase à experimentação prática ao nível da recolha de conhecimento de cariz organizacional e a sua integração como objeto de aprendizagem.

Objeto de aprendizagem
Metadados
Reusabilidade de OA

Esta unidade curricular deixará os alunos aptos a:
- Compreender a noção de objeto de aprendizagem;
- Conceber corretamente um objeto de aprendizagem em áreas específicos de conhecimento de cariz organizacional;
- Desenvolver um objeto de aprendizagem com ferramentas de autoria apropriadas;
- Integrar objetos de aprendizagem em contextos pedagógicos e tecnológicos diversos.

1) Conceito de objeto de aprendizagem (OA)
2) Princípios pedagógicos e tecnológicos que orientam a conceção de OA
3) Modelos de referência: AICC, SCORM
4) Desenvolvimento de OA recorrendo a ferramentas de autor
5) Tecnologias para a reusabilidade dos OA

- Northrup, Pamela (2007), Learning Objects for Instruction: Design and Evaluation, USA: Information Science Publishing.
- Dias, A.A. & Gomes, M.J. (Coords.) “E-Learning para E-Formadores”, (2004). Guimarães: TecMinho.
- Guia para a Concepção de Conteúdos de e-Learning, Instituto para a Inovação na Formação (2003). Lisboa: Inofor - colecção Formação a Distância & e-Learning.
- Neven, F. & Duval, E. (2002). Reusable Learning Objects: a Survey of LOM-Based Repositories”, Proc. ACM Multimedia 2002, Juan Les Pins, France, December 1-6, 2002.

E-learning

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.