Avaliação em e-Learning
Código: 12090
Departamento: DEED
ECTS: 6
Área científica: Ciências da Educação
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 32

Na unidade curricular Avaliação em Elearning, o estudante é enquadrado na problemática da avaliação pedagógica em geral e especificamente no universo da formação online.

avaliação em Elearning;
avaliação pedagógica;
instrumentos de avaliação;
qualidade.

•    Analisar a evolução do conceito de avaliação
•    Discutir a avaliação pedagógica como processo de assistência à aprendizagem
•    Perspetivar a especificidade da avaliação em contextos de Elearning
•    Analisar e caraterizar instrumentos de avaliação em contextos de Elearning
•    Definir procedimentos e critérios de avaliação em Elearning num contexto específico e real

 

i)    Avaliação: Significados, funções e conceitos;
ii)     ii) Avaliação Pedagógica: Atuais perspetivas;
iii)     Avaliação Pedagógica Digital em contextos de Elearning;
iv)     Instrumentos de avaliação Pedagógica em contextos de Elearning;
v)    Procedimentos e Critérios de Avaliação Pedagógica em Contexto Online.

 

•    Gomes, M.J. et al. (2012).Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal: Primeiros resultados. Linhas, Vol. 13, Nº 2, Univ. de Santa Catarina, Florianópolis.
•    Pereira, A. et al.(2010). A Cultura da Avaliação: que dimensões?Atas da Conferência Internacional TICeduca, Univ. Lisboa.
•    Amante, L. (2009). Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O E-portefólio como Instrumento Alternativo. Atas da VI Conferência Internacional das TIC na Educação
•    Vonderwell, S, L. et al. (2007). Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning,Journal of Research on Technology in Education, 39 (3), 309-323.

 

A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.