O seminário tem como objetivo desenvolver nos estudantes a reflexão critica adequada à prática de docente e investigador na área do ensino de Inglês. Os conteúdos programáticos são selecionados e organizados de forma a aprofundar o conhecimento do papel do professor na perspetiva do estudante, professor e investigador. Com enfoque numa componente prática e teórica, os estudantes são conduzidos num processo de investigação, reflexão, recolha de dados, análise de informação e apresentação de resultados. Os estudantes aprofundam conhecimentos teóricos sobre a aquisição de uma segunda língua e fatores diferenciadores na aprendizagem de uma segunda língua através da investigação educacional e um processo de escrita reflexiva, e competências práticas onde são desenvolvidas a capacidade de desenhar ferramentas apropriadas de recolha de dados para avaliar a aprendizagem da segunda língua e a capacidade de elaborar e implementar um primeiro projeto qualitativo.
Neste seminário, que engloba as componentes teóricas e práticas, os estudantes são incentivados a refletir sobre as suas crenças, experiências e pratica da perspetiva do estudante, professor e investigador. Com base nos conceitos da aquisição de segunda língua e através da reflexão crítica, os estudantes são guiados num processo de aprofundamento do papel do professor de Inglês nestas três qualidades. Durante este processo, os estudantes adquirem as competências de investigação necessárias para identificar um enfoque de investigação, selecionar e implementar as ferramentas adequadas para recolha de dados, analisar e interpretar esses dados e apresentar resultados num relatório. Este seminário tem como objetivo desenvolver nos estudantes a capacidade de refletir sobre as suas competências enquanto investigador, e desta forma aprofundar essa qualidade, com o intuito de conhecer melhor os fatores que influenciam a aprendizagem e aplicar conhecimentos e metodologias adequadas na prática de ensino.
O Seminário “Learning, Teaching and Researching” tem como conteúdos programáticos os seguintes tópicos de trabalho:
1) Aprender a reconhecer diferentes utilizadores da língua;
2) Compreender utilizadores de língua – Aquisição de uma segunda língua (SLA);
3) Desenvolver técnicas de pesquisa: identificar objetivos/um objeto de estudo;
4) Aprender a criar as ferramentas próprias para recolha de dados;
5) Aprender a analisar e interpretar dados: começar a elaborar um relatório;
6) Elaborar um relatório.
Brown, J. D., & Coombe, C. (Eds.). (2015). The Cambridge Guide to Research in Language Teaching and Learning. Cambridge University Press.
Dörnyei, Z. (2007). Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, Qualitative, and Mixed Methodologies. Oxford University Press.
Dörnyei, Z. (2005). The Psychology of the Language Learner. Individual Differences in Second Language Learning, Mahwah, Lawrence Erlbaum Associates.
Ellis, R. (2015). Understanding Second Language Acquisition. 2nd Edition. Oxford University Press.
Larsen-Freeman, Diane. (2002). Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford University Press.
Lightbown, P.M. and Spada, N. (2013). How Languages are Learned. Handbooks for Language Teachers (4th Edition). Oxford University Press.
Richards, Jack, C., and Lockhart, Charles. (2009) Reflective Teaching in Second Language Classrooms. Cambridge University Press.
Ortega, Lourdes. (2013) Understanding Second Language Acquisition. Routledge Taylor and Francis.
O Seminário é lecionado online através da plataforma de ensino online Moodle da UAb. Os estudantes seguem o programa definido no Contrato de Aprendizagem e são orientados pela docente. O seminário está organizado em tópicos com objetivos e tarefas, recursos e um fórum de debate.
Os estudantes trabalham de forma autónoma, mas também colaborativa. Uma componente essencial do seminário é a reflexão crítica sobre os conteúdos e o processo de aprendizagem através da participação online.
Os estudantes seguem um regime de avaliação continua que inclui: participação nas atividades formativas (leitura, pesquisa e debate) (20%), elaboração de dois breves ensaios de reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem (2x20%) e um relatório final onde são demonstrados de forma estruturada os conhecimentos e competências para compreensão dos conceitos principais adquiridos no decorrer deste seminário(40%) somando um total de 100% (20 valores).
Língua de ensino: Inglês