Antropologia Geral
Cod: 41098
Department: DCSG
ECTS: 6
Scientific area: Anthropology
Total working hours: 156
Total contact time: 15

Anthropology is not a science of distant and exotic societies or small communities, neither single nor closed societies. Its interested is in the human being  (άνθρωπος  -  anthropos)  as the object of study (λόγος, logos), knowledge, and speech. The subject institutionalized as science in the nineteenth century and followed the European colonial, industrial, scientific and technological expansion, focusing on the so-called "primitive" societies or "distant", in order to, as in a laboratory situation; understand the “complex” organization of its own society. After decolonization, anthropology returns to the countries where it originates, but also remains in these anthropological grounds arguing, in either place, the relations and comparisons between societies, their relevance and contemporaneity. This course will cover in an introductory way the fundamental concepts of Social and Cultural Anthropology, its contexts, its integrative dimension and some of their fields of study. We will focus in anthropology for our times, anthropology in contemporary societies without fail to explore its historical dimension and its methodological tools.

Contemporany anthropology
Anthropological Theories
Applied anthropology
Anthropology fields of study

Students should be able:
•    annalise and interpret the complexity of cultural diversity in today's world;
•    contextualize and generate theoretical knowledge based on ethnographic data;
•    recognize and understand the processes of (re) production and social transformation in human interactions.
•    • identify and explain the applied dimension of   anthropology in contemporary societies.

1. The field and the method of anthropology
1.2. Anthropology and the understanding of the contemporary world
1.2 The method of anthropological research

2. Theories and anthropological practices
2.1 Classical theories and contemporary debates
2.2 Applied anthropological: between academia and practice

3. Fields and objects of social and cultural anthropology
3.1 Anthropology  and kinship
3.2 Anthropology and power

Sousa, Lúcio. 2018. Textos de Antropologia Geral. Lisboa: Universidade Aberta. [available in the classroom]

Batalha, Luís. 2005. Antropologia – Uma perspectiva holística. Lisboa: ISCSP – UTL.
O`Neil, Brian. 2006. Antropologia Social – Sociedades complexas. Lisboa: Universidade Aberta.  
Ribeiro, José. 2003. Métodos e técnicas de investigação em Antropologia. Lisboa: Universidade Aberta.  
Sousa, Lúcio. 2014. “Antropologia aplicada: desenvolvimento, modelos de trabalho e desafios éticos”. In Revista VERITAS, Díli: Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL. Vol. 2, nº 4. pp. 81-97.
- specific resources will be provided in the online classroom for each theme.

A aquisição de conhecimentos, competências, e o desenvolvimento de capacidade

análise crítica e reflexiva com vista à construção de soluções criativas para a

resolução de problemas complexos exigem uma compreensão da sociedade e dos

processos de mudança apoiada pela antropologia e os seus métodos.

O método de ensino aprendizagem centra-se no modelo pedagógico virtual da UAB

que incentiva e permite aos estudantes progredirem no seu estudo de forma

autónoma, responsável e de acordo com a gestão da vida pessoal recebendo

respostas a dúvidas e feedbacks do trabalho realizado ao longo do semestre. Apesar

do modelo ser assíncrono irá haver um ou mais momentos de contato síncrono com

os alunos para esclarecimento de dúvidas.

A metodologia de ensino específica desta unidade curricular parte da utilização de

recursos textuais e audiovisuais numa relação dialógica com a realidade dos

estudantes, promovida através dos fóruns mediados de acordo com o modelo

pedagógico virtual da Universidade Aberta.

A proposta de articulação da teoria e da prática antropológica, aplicada aos diversos

campos de estudo da antropologia, prevê que os estudantes consigam analisar

criticamente a sua realidade e o seu entorno social de forma fundamentada e

integrada com os conceitos debatidos na unidade curricular.

Na plataforma moodle serão disponibilizadas para além dos textos de leitura

obrigatória, e-atividades teóricas em formato vídeocast que irão sistematizar alguns

dos principais conceitos e questões abordadas nos textos. Haverá e-atividades

práticas que na UAB temos designado atividades formativas que constam de

exercícios feitos individualmente ou em grupo e que possibilitarão aos alunos

identificar dúvidas e dificuldades sobre cada tema antes dos momentos de avaliação.

As mensagens diretas com os professores, nos fóruns, ou por mail serão formas de

contato privilegiadas e procurar-se-á testar outras formas de dar feedback geral aos

alunos.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela

realização de 2 e-folios (testes em formato digital com perguntas de escolha múltipla

e de desenvolvimento), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de

avaliação e-fólio Global, a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente,

40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo,

optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final

(exame) com o peso de 100%.

Os estudantes para obterem uma avaliação muito boa ou excelente deverão

demonstrar que acompanharam as leituras recomendadas ao longo do semestre e

que o fizeram de forma aprofundada, permitindo desenvolver uma reflexão crítica e

autónoma. A avaliação satisfatória corresponderá ao resultado dos instrumentos de

avaliação com menor desenvolvimento, com menor reflexão crítica e autónoma e que

não revelaram o domínio dos recursos partilhados e a não satisfatória corresponderá

ao não cumprimento e domínio satisfatórios dos objetivos e das competências

definidas.

A bibliografia fundamental deverá ser lida de forma aprofundada e as e-atividades

como os vídeocasts gravados e disponibilizados online e os outros recursos

audiovisuais disponíveis online deverão ser visualizados e analisados na preparação

para as atividades letivas, os e-fólios e os exames. As atividades formativas, que

constituem e-atividades práticas como os quizzes e respostas a perguntas de

desenvolvimento de forma colaborativa ajudarão na preparação para os instrumentos

de avaliação e a participação nos fóruns será incentivada ao longo do semestre,

procurando orientar os estudantes no processo de aprendizagem e responder a

dúvidas e ajudá-los a desenvolver as competências que se pretendem desenvolver

nesta UC.

Os estudantes em avaliação contínua terão a oportunidade num dos e-fólios de

contatar e experimentar uma das técnicas usadas pela antropologia, cruzando esse

exercício com a bibliografia obrigatória, permitindo aos estudantes em avaliação

contínua um contacto exploratório com o método etnográfico.

Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).