A aquisição de conhecimentos, competências, e o desenvolvimento de capacidade
análise crítica e reflexiva com vista à construção de soluções criativas para a
resolução de problemas complexos exigem uma compreensão da sociedade e dos
processos de mudança apoiada pela antropologia e os seus métodos.
O método de ensino aprendizagem centra-se no modelo pedagógico virtual da UAB
que incentiva e permite aos estudantes progredirem no seu estudo de forma
autónoma, responsável e de acordo com a gestão da vida pessoal recebendo
respostas a dúvidas e feedbacks do trabalho realizado ao longo do semestre. Apesar
do modelo ser assíncrono irá haver um ou mais momentos de contato síncrono com
os alunos para esclarecimento de dúvidas.
A metodologia de ensino específica desta unidade curricular parte da utilização de
recursos textuais e audiovisuais numa relação dialógica com a realidade dos
estudantes, promovida através dos fóruns mediados de acordo com o modelo
pedagógico virtual da Universidade Aberta.
A proposta de articulação da teoria e da prática antropológica, aplicada aos diversos
campos de estudo da antropologia, prevê que os estudantes consigam analisar
criticamente a sua realidade e o seu entorno social de forma fundamentada e
integrada com os conceitos debatidos na unidade curricular.
Na plataforma moodle serão disponibilizadas para além dos textos de leitura
obrigatória, e-atividades teóricas em formato vídeocast que irão sistematizar alguns
dos principais conceitos e questões abordadas nos textos. Haverá e-atividades
práticas que na UAB temos designado atividades formativas que constam de
exercícios feitos individualmente ou em grupo e que possibilitarão aos alunos
identificar dúvidas e dificuldades sobre cada tema antes dos momentos de avaliação.
As mensagens diretas com os professores, nos fóruns, ou por mail serão formas de
contato privilegiadas e procurar-se-á testar outras formas de dar feedback geral aos
alunos.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela
realização de 2 e-folios (testes em formato digital com perguntas de escolha múltipla
e de desenvolvimento), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de
avaliação e-fólio Global, a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente,
40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo,
optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final
(exame) com o peso de 100%.
Os estudantes para obterem uma avaliação muito boa ou excelente deverão
demonstrar que acompanharam as leituras recomendadas ao longo do semestre e
que o fizeram de forma aprofundada, permitindo desenvolver uma reflexão crítica e
autónoma. A avaliação satisfatória corresponderá ao resultado dos instrumentos de
avaliação com menor desenvolvimento, com menor reflexão crítica e autónoma e que
não revelaram o domínio dos recursos partilhados e a não satisfatória corresponderá
ao não cumprimento e domínio satisfatórios dos objetivos e das competências
definidas.
A bibliografia fundamental deverá ser lida de forma aprofundada e as e-atividades
como os vídeocasts gravados e disponibilizados online e os outros recursos
audiovisuais disponíveis online deverão ser visualizados e analisados na preparação
para as atividades letivas, os e-fólios e os exames. As atividades formativas, que
constituem e-atividades práticas como os quizzes e respostas a perguntas de
desenvolvimento de forma colaborativa ajudarão na preparação para os instrumentos
de avaliação e a participação nos fóruns será incentivada ao longo do semestre,
procurando orientar os estudantes no processo de aprendizagem e responder a
dúvidas e ajudá-los a desenvolver as competências que se pretendem desenvolver
nesta UC.
Os estudantes em avaliação contínua terão a oportunidade num dos e-fólios de
contatar e experimentar uma das técnicas usadas pela antropologia, cruzando esse
exercício com a bibliografia obrigatória, permitindo aos estudantes em avaliação
contínua um contacto exploratório com o método etnográfico.
Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).