A Web é hoje um ambiente onde proliferam diversos recursos e ferramentas que tendo ou não sido pensados à partida com finalidades educativas, podem ser rápida e facilmente mobilizados para tais fins. O estudante, na unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem identifica, caracteriza os vários tipos de ambientes e ferramentas virtuais, realizando a sua adequada exploração, analisa as suas possíveis vantagens e desvantagens, e m função de necessidades e objetivos de formação específicos enquadrado na problemática da conceção de cursos de elearning.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem;
Web 2.0; LMS;
Redes;
Jogos.
O estudante deverá ser capaz de selecionar, organizar e implementar uma infra-estrutura de recursos/ferramentas tecnológicas, pedagogicamente fundamentada, adequada para um programa de ensino/formação online.
Tema 1. Exploração de ferramentas Web 2.0 para a Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Tema 2. Plataformas LMS e CMS, Jogos e Redes
Tema 3. Seleção e Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
NMC (2013). Horizon Report, Austin, Texas: The New Media Consortium
A fornecer online
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.