O programa da Unidade Curricular Alemão VI abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no âmbito do nível B1 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas com base em materiais especialmente concetualizados para este nível linguístico.
Desenvolvimento de recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas
O programa da Unidade Curricular Alemão VI abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional. Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, quer ao nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos / das estudantes, quer a nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/da estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de/no alemão nível alvo B1 do QECR.
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al. (2013): Optimal B1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Lehrbuch Lektionen 1-5) [ISBN 978-3126061681].
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al.(2013): Optimal B1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Arbeitsbuch Lektionen 1-5) [ISBN 978-3126061698 mit Lerner-Audio-CD].
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Al
USCHA, A., SZILVIA, S. (2011): B-Grammatik: Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache, Sprachniveau B1/B2, Schubert Leipzig [978-3941323100].
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Alemão ao nível A2, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão V.