O programa da Unidade Curricular Alemão III abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no ãmbito do nível A1-A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas com base em materiais especialmente concetualizados para este nível linguístico.
Desenvolvimento de recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas
A unidade curricular Alemão III corresponde ao nível A1-A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência:
Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas.
Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui.
Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
O programa da Unidade Curricular Alemão III abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional (viajar; estilos de vida; convidar, cozinhar, comer; o corpo e a saúde; ropa; o tempo, paisagens) . Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, quer ao nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos / das estudantes, quer a nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/da estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de/no alemão nível alvo A1-A2 do QECR.
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al. (2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Lehrbuch Lektionen 7-11) [ISBN 978-3-12-606144-5 ].
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al.(2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Arbeitsbuch Lektionen 7-11) [ISBN 978-3126061452 mit Lerner-Audio-CD].
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora [978-972-0-40695-8].
MÜLLER, M., WERTENSCHLAG, L. (2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Intensivtrainer, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Lektionen 7-11) [ISBN 978-3-12-606153-7].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Grammatik Intensivtrainer NEU A1, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605165-1].
SIEBER, Tanja (2016): Hören und Sprechen Intensivtrainer A1/A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605170-5].
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Alemão ao nível A1, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão II.