O programa da Unidade Curricular Alemão II abrange diversas áreas temáticas da actualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no âmbito do nível A1/A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas com base em materiais especialmente conceptualizados para este nível linguístico.
Desenvolvimento dos recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas
A unidade curricular Alemão II corresponde ao nível A1/A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência:
O programa da Unidade Curricular Alemão II abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional. Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, quer ao nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos / das estudantes, quer a nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/da estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de/no alemão nível alvo A1/A2 do QECR.
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al. (2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Lehrbuch Lektionen 4-6) [ISBN 978-3-12-606144-5 ].
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al.(2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Arbeitsbuch Lektionen 4-6) [ISBN 978-3126061452 mit Lerner-Audio-CD].
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora [978-972-0-40695-8].
MÜLLER, M., WERTENSCHLAG, L. (2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Intensivtrainer, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Lektionen 4-6) [ISBN 978-3-12-606153-7].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Grammatik Intensivtrainer NEU A1, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605165-1].
SIEBER, Tanja (2016): Hören und Sprechen Intensivtrainer A1/A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605170-5].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Wortschatz Intensivtrainer NEU A1, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [978-3126051514].
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são alguns conhecimentos de Alemão ao nível A1, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão I.
No que se refere à avaliação, os e-fólios podem ser constituídos quer por trabalhos escritos quer por trabalhos orais, em formato digital.