Esta Unidade Curricular (UC) procura desenvolver a compreensão da problemática da acessibilidade, nas suas múltiplas vertentes, no contexto dos processos educativos e de formação, preparando os futuros diplomados para a criação e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem mais inclusivos.
Acessibilidade
Equidade
Inclusão
Necessidades Especiais
No final desta unidade curricular, espera-se que o estudante atinja as seguintes competências:
· Distinguir os conceitos e aplicabilidade do desenho universal, da acessibilidade e da usabilidade, em contextos físicos e digitais;
· Integrar o pluralismo e o respeito pela diversidade dos estudantes em práticas educativas inclusivas;
· Adequar a intervenção educativa e formativa a diversos contextos de aprendizagem e perfis de estudantes, promovendo a acessibilidade de acordo com as normas e diretrizes existentes;
· Aplicar os princípios do desenho universal na conceção de espaços e materiais de aprendizagem.
1. Inclusão, acessibilidade e desenho universal: conceitos e normas
1.1. Equidade e inclusão
1.2. A acessibilidade, a usabilidade e o desenho para todos
1.3. Quadros normativos da acessibilidade em Portugal e na Europa
1.4. Modelos de abordagem à deficiência.
2. Necessidades especiais no acesso à educação e formação
2.1. Diferentes tipos de incapacidade (auditiva, visual, motora, intelectual e neurológica)
2.2. Barreiras intrínsecas, ambientais e interativas
2.3. Técnicas de acessibilidade adequadas aos diferentes cenários
3. Intervenção educativa universal, pluri-contextual e personalizada
3.1. Princípios do desenho universal
3.2. Conceção de espaços de aprendizagem inclusivos (físicos e virtuais)
3.3. Produção de materiais de aprendizagem acessíveis e respeitadores da diversidade
4. Avaliação da acessibilidade em contexto educativo e de formação
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E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
e-mail: Maria.Francisco@uab.pt