Young People, Adolescents and Reading
Cod: 11002
Department: DEED
ECTS: 6
Scientific area: intercultural communication and global studies
Total working hours: 156
Total contact time: 15

Esta unidade curricular faz parte do Minor Educação e Leitura do curso de 1º ciclo em Educação. Os conteúdos programáticos intentam fornecer os conhecimentos e competências para os agentes educativos diagnosticar, planificar e intervir adequadamente nos seus contextos profissionais no que respeita à promoção da leitura junto do público jovem.
A Unidade 1 incide em conceitos fundamentais relacionados com a adolescência e juventude e as práticas culturais dos jovens. A Unidade 2 centra-se em diferentes estratégias que podem ser adotadas em diferentes contextos (formais e informais).
Na Unidade 3 é adotada em cada ano uma obra canónica de valor pedagógico para aplicação prática.

Promoção da leitura
Jovens

  • Intervir de maneira informada em contextos educativos formais e não formais relacionados com a promoção da leitura junto de adolescentes e jovens;
  • Selecionar estratégias adequadas a uma atuação eficaz na área da educação literária e da promoção da leitura;
  • Desenvolver e avaliar materiais e recursos para uma intervenção adequada na área da leitura para a adolescência e juventude.

1. Literatura juvenil: conceitos, temas, géneros e problemáticas

Conceitos de adolescência e juventude
Estádios de desenvolvimento
Problemáticas da literatura juvenil
Temas, géneros e tendências do mercado editorial para a adolescência e juventude
Práticas culturais juvenis

2. Áreas e contextos de intervenção

A comunicação literária em contextos formais e não formais
O papel do mediador
Literatura juvenil e educação
Leitura digital e estratégias para a web

3. Literatura juvenil: leituras e aplicações(Em cada ano letivo é selecionada uma obra literária para aplicação e demonstração dos conteúdos programáticos da unidade curricular)
 

1. Sequeira, Rosa Maria, 2011, Ler na juventude (e-book)
2. Golding, William, 1997, O Deus das moscas, tradução de Luís de Sousa Rebelo, Lisboa: Editorial Vega
3. Garcia Padrino, Jaime, 2001, “Vuelve la polémica: existe la literatura… juvenil?”, Cuatrogatos, 8, pp. 1-10.
4. Pais, Machado, 2003, Culturas juvenis, 2ª ed., Lisboa: INCM.
5. Lopes, João Teixeira e Lina Antunes, 2001, Novos hábitos de leitura: análise comparativa de estudos de caso, Lisboa: IPLB/OAC.

E-learning.

Continuous assessment is privileged: 2 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a final digital test, Global e-folio (e-folio G) at the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final exam (100%).