Esta unidade curricular faz parte do Minor Educação e Leitura do curso de 1º ciclo em Educação. Os conteúdos programáticos intentam fornecer os conhecimentos e competências para os agentes educativos diagnosticar, planificar e intervir adequadamente nos seus contextos profissionais no que respeita à promoção da leitura junto do público jovem.
A Unidade 1 incide em conceitos fundamentais relacionados com a adolescência e juventude e as práticas culturais dos jovens. A Unidade 2 centra-se em diferentes estratégias que podem ser adotadas em diferentes contextos (formais e informais).
Na Unidade 3 é adotada em cada ano uma obra canónica de valor pedagógico para aplicação prática.
Promoção da leitura
Jovens
1. Literatura juvenil: conceitos, temas, géneros e problemáticas
Conceitos de adolescência e juventude
Estádios de desenvolvimento
Problemáticas da literatura juvenil
Temas, géneros e tendências do mercado editorial para a adolescência e juventude
Práticas culturais juvenis
2. Áreas e contextos de intervenção
A comunicação literária em contextos formais e não formais
O papel do mediador
Literatura juvenil e educação
Leitura digital e estratégias para a web
3. Literatura juvenil: leituras e aplicações(Em cada ano letivo é selecionada uma obra literária para aplicação e demonstração dos conteúdos programáticos da unidade curricular)
1. Sequeira, Rosa Maria, 2011, Ler na juventude (e-book)
2. Golding, William, 1997, O Deus das moscas, tradução de Luís de Sousa Rebelo, Lisboa: Editorial Vega
3. Garcia Padrino, Jaime, 2001, “Vuelve la polémica: existe la literatura… juvenil?”, Cuatrogatos, 8, pp. 1-10.
4. Pais, Machado, 2003, Culturas juvenis, 2ª ed., Lisboa: INCM.
5. Lopes, João Teixeira e Lina Antunes, 2001, Novos hábitos de leitura: análise comparativa de estudos de caso, Lisboa: IPLB/OAC.
E-learning.
Continuous assessment is privileged: 2 or 3 digital written documents (e-folios) during the semester (40%) and a presence-based final exam (p-folio) in the end of the semester (60%). In due time, students can alternatively choose to perform one final presence-based exam (100%).