A unidade curricular propõe a compreensão dos fundamentos da linguagem audiovisual e do papel das tecnologias audiovisuais em contextos educativos, com especial enfoque nas potencialidades do vídeo para o ensino e a aprendizagem. São explorados modelos pedagógicos inovadores e promovido o desenvolvimento de competências na conceção e produção de materiais audiovisuais, incluindo as fases de pré-produção, produção e pós-produção. O modelo pedagógico adota o e-learning como base, privilegiando a aprendizagem ativa e colaborativa, por meio de atividades práticas, análise crítica de conteúdos e partilha em ambientes digitais.
Objetivos de aprendizagem:
• Compreender a importância da linguagem audiovisual e o seu potencial em contexto educativo;
• Sensibilizar para as potencialidades comunicativas do vídeo em contexto educativo;
• Promover a utilização do vídeo no processo pedagógico;
• Analisar as funções do vídeo no processo de ensino-aprendizagem;
• Conhecer modelos e abordagens pedagógicas inovadoras com recursos de aprendizagem audiovisuais;
• Desenvolver práticas pedagógicas com recursos de aprendizagem audiovisuais;
• Desenvolver competências de produção audiovisual, a nível da pré-produção, da produção e da pós-produção.
TEMA 1: A LINGUAGEM AUDIOVISUAL E O VÍDEO COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO
1. Linguagem audiovisual e o seu potencial educativo.
2. O vídeo enquanto fonte de cultura, agente transmissor de conhecimento e recurso educativo.
3. Funções do vídeo na aprendizagem.
TEMA 2: O AUDIOVISUAL EM CONTEXTO EDUCATIVO
1. Abordagens pedagógicas com recursos de aprendizagem audiovisuais.
2. Modelos e etapas de análise pedagógica
TEMA 3: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
1. Roteiro e Pré-produção
2. Produção
3. Pós-produção, Exibição e Avaliação
Ferreira, R. (2018). Luz, câmera e história: Práticas de ensino com o cinema. Autêntica.
Fresquet, A. (2013). Cinema e educação. Autêntica.
Jaquinot-Delaunay, G. (2006). Imagem e pedagogia. Edições Pedago.
Moleta, A. (2009). Criação de curta-metragem em vídeo digital. Summus Editorial.
Moreira, J. A. (2018). Reconfigurando ecossistemas digitais de aprendizagem com tecnologias audiovisuais. EmRede, 5(1), 5-15.
Moreira, J. A., & Nejmeddine, F. (2015). O vídeo como dispositivo pedagógico e possibilidades de utilização didática em ambientes de aprendizagem flexíveis. WhiteBooks.
Moreira, J. A. (2017). A pedagogical model to deconstruct moving pictures in virtual learning environments and its impact on the selfconcept of postgraduate students. Journal of e-Learning and Knowledge Society, 13(1), 77-90.
Napolitano, M. (2013). Como usar o cinema na sala de aula. Editora Contexto.
Sanada, Y., & Sanada, V. (2004). Vídeo digital. Axcel Books.
A metodologia de trabalho do curso é fundamentada pelo Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta. A comunicação entre professor e estudantes processa-se, sobretudo, nos espaços digitais do Campus Virtual da Universidade Aberta, no entanto serão usadas em algumas das atividades, dispositivos, tecnologias e ambientes virtuais externos a este Campus.
A ação dos estudantes assenta no trabalho/atividade individual e autónomo, complementado por trabalho/atividades em pequenas equipas e discussões no grupo/turma. Cabe ao estudante responsabilizar-se pelo seu percurso de aprendizagem, sendo auto-organizado e ativo no processo.
O empenhamento dos estudantes, a abertura aos pontos de vista dos outros, nomeadamente lendo e refletindo sobre as contribuições dos colegas, e a adoção de uma postura de clareza face ao docente na explicitação de dúvidas são fatores decisivos para um percurso de trabalho bem-sucedido.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação contínua
O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois E-fólios (trabalhos escritos) em formato digital submetidos na plataforma Moodle e de um E-fólio global (prova final) realizado no final do semestre na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. A tipologia de prova do E-fólio global (e.g. multi, assign, lock) será comunicada aos estudantes no início do semestre no PUC.
Os dois trabalhos escritos e a prova final abordarão os conteúdos relacionados com os três temas da unidade curricular e podem ser realizados com consulta a fontes de diferente natureza, sendo que serão valorizadas as respostas que incorporem uma dimensão crítica e reflexiva. As questões dos e-fólios incluirão excertos da bibliografia sugerida da unidade curricular, com solicitações para que os estudantes interpretem os textos, identifiquem conceitos-chave e relacionem as ideias apresentadas com o conteúdo trabalhado na unidade curricular.
Além de questões mais objetivas, os e-fólios terão, também, questões dissertativas, para incentivar os estudantes a refletir, argumentar e expressar suas opiniões de forma fundamentada. Com esta tipologia de e-fólios pretende-se incentivar os estudantes a consultarem fontes bibliográficas, explorando os textos como recursos de apoio para construir respostas bem estruturadas e articuladas. Neste sentido todas as respostas serão avaliadas com base na clareza da argumentação, na capacidade de interpretar e relacionar informações, e na originalidade das ideias apresentadas.
Esta metodologia visa não apenas avaliar os conhecimentos adquiridos, mas também desenvolver competências analíticas e reflexivas nos estudantes, preparando-os quer para pensar criticamente, quer para atuar de forma autónoma.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação por exame
O exame é realizado na plataforma WISEflow, obedecendo aos mesmos princípios apresentados no E-Fólio global. Apenas a duração da prova é diferente.
Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/