União Europeia Riscos e Desafios
Cod: 62140
Department: DCSG
ECTS: 7
Scientific area: Economia
Total working hours: 156
Total contact time: 15

A Unidade Curricular "União Europeia: Riscos e Desafios" oferece uma análise aprofundada das complexidades e dos desafios enfrentados pela União Europeia. Explorando o funcionamento e as instituições da UE como uma organização sui generis, a UC revisita crises históricas e aborda também questões contemporâneas de segurança, incluindo a relação com a NATO, terrorismo e cibersegurança, bem como ameaças internas, como o défice democrático e as desigualdades regionais. Além disso, examina o papel global da UE na promoção de democracia, Direitos Humanos, alargamento e gestão de refugiados e migrantes. Esta Unidade Curricular prepara os estudantes para compreender e analisar criticamente os riscos e desafios que moldam o futuro da União Europeia, nomeadamente através de elementos de avaliação de aplicação prática dos conhecimentos.

Crises; democracia; integração europeia; União Europeia

Com a conclusão, com sucesso, desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ter desenvolvido e alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem:

  1. Descrever o funcionamento e as principais instituições da União Europeia, bem como as teorias de integração europeia.
  2. Analisar crises históricas, como a rejeição da Constituição Europeia, a crise económica de 2008 e o Brexit, e as suas implicações para a União Europeia.
  3. Identificar as principais ameaças à segurança da União Europeia, incluindo a relação com a NATO, terrorismo e cibersegurança.
  4. Explicar o conceito de défice democrático e identificar ameaças à democracia e ao Estado de direito nos Estados-Membros da UE.
  5. Descrever os desafios de integração e desigualdades regionais dentro da União Europeia.
  6. Analisar o papel da UE como ator global, incluindo a promoção de democracia e Direitos Humanos, a política de alargamento e os desafios relacionados aos refugiados e migrantes.
  7. Aplicar os conhecimentos adquiridos na análise de estudos de caso concretos.

1. A União Europeia como organização sui generis: funcionamento, instituições e teorias da integração

2. Abordagem histórica: crises passadas e lições para o futuro

2.1. A rejeição da Constituição Europeia

2.2. A crise económica de 2008

2.3. O Brexit

 3. Desafios contemporâneos I: segurança e defesa

3.1. Relação com a NATO

3.2. Terrorismo e cibersegurança

3.3. Estudo de caso

4. Desafios contemporâneos II: ameaças internas

4.1. O défice democrático da UE

4.2. Ameaças à democracia e Estado de direito nos Estados-Membros

4.3. Integração e desigualdades regionais

4.4. Estudo de caso

5..Desafios contemporâneos III: a UE como ator global

5.1. UE como promotor de democracia e Direitos Humanos

5.2. A política de alargamento

5.3. Refugiados e migrantes

5.4. Estudo de caso

Brandão, Ana Paula; Pereira Coutinho, Francisco; Camisão, Isabel; Abreu, Joana Covelo. (Coord) (2017) Enciclopédia da União Europeia. Lisboa: Petrony.

Camisão, Isabel; Brandão, Ana Paula (Coord) (2020) O Estado da União Europeia. Da(s) crise(s) à mudança?. Lisboa: Petrony.

 

Riddervold, Marianne; Trondal, Jarle; Newsome, Akasemi (Eds) (2021) The Palgrave Handbook of EU Crises. Cham: Palgrave Macmillan.

Sardinha Monteiro, Susana; Cebola, Cátia; Lucas, Eugénio (Coord.) (2023) A União Europeia em Tempos de Crise. Coimbra: Almedina.

 

Ensino a distância assíncrono, e-learning, com disponibilização de leituras orientadas, pequenos exercícios, comentários em fóruns e um momento síncrono de partilha e esclarecimento de dúvidas. Prevê-se ainda a realização de pelo menos um Webinar com um especialista em assuntos europeus. 

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 elementos de avaliação ao longo do semestre (e-fólios parciais): o primeiro será um teste de escolha múltipla (25%), o segundo consistirá na submissão de um pequeno vídeo/podcast de apresentação oral sobre uma das temáticas lecionadas (25%); e de um momento final de avaliação a ter lugar no final do semestre e que se consubstanciará através de um trabalho académico de revisão de literatura sobre um tema relacionado com o programa da Unidade Curricular, onde se analise crise específica da União Europeia, incluindo a identificação de causas, impactos e possíveis soluções (50%).