Pretende-se com esta unidade curricular avaliar o modo como a cultura influência
os hábitos alimentares da população, perspetivando o futuro papel da alimentação
na sociedade.
1. Cultura alimentar
1.1 Definição de cultura alimentar (enculturação)
1.2 Impacto do dinamismo social na cultura alimentar: globalização,
modernização, urbanização, migração (aculturação)
1.3 Estudo de caso: dieta mediterrânica
MESTRADO EM CIÊNCIAS DO CONSUMO ALIMENTAR | 24
2. Definição de alimento
2.1 Paradoxo omnívoro: tradição e inovação alimentar
2.2 Traços psicológicos: neofobia alimentar, vontade de variar
2.3 Estudo de caso: consumo de insetos para alimentação humana - sua
aceitação/rejeição em diferentes culturas
3. Hábitos alimentares: natureza das refeições (número, composição,
estrutura, tipo e horário); organização social das refeições (quem prepara,
quem consome, local)
4. Alimentação e religião
5. Bem-estar alimentar
6. Identidades sociais e representações alimentares em diferentes culturas
• Falndrin JL, Montanari M (1998). História da Alimentação - 1. Dos primórdios
à Idade Moderna. Terramar Ed., Lisboa.
• Falndrin JL, Montanari M (2001). História da Alimentação - 2. Da Idade
Média aos tempos actuais. Terramar Ed., Lisboa.
• Ferguson PP (2014). Word of Mouth: What We Talk About When We Talk
About Food, California Studies in Food and Culture, USA.
• Gibson, M. (Ed). Food and Society. Academic Press, 2020.
• Kittler PG, Sucher KP (2004), Food and Culture, 4th ed., Wadsworth/
Thomson Learning, USA.
• Lima-Reis JP (2008). Algumas notas para a História da Alimentação em
Portugal, Campo das Letras - Editores, SA, Lisboa.
• Meiselman, Herbert L. (Ed). Meals in science and practice: Interdisciplinary
research and business applications. Elsevier, 2009.
• Nestle M (2013). Food Politics: How the Food Industry Influences Nutrition
and Health, Revised and Expanded - Tenth Anniversary Edition, California
Studies in Food and Culture, USA.
E-learning
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.