Themes on Literary Culture
Cod: 52055
Department: DH
ECTS: 8
Scientific area: Literature
Total working hours: 208
Total contact time: 32

Tendo como eixo congregador do programa o estudo de uma parte relevante da obra de Eduardo Lourenço, propõe-se, na unidade curricular Temas de Cultura Literária, uma reflexão sobre o contributo da literatura – produzida no período balizado entre a Regeneração, no século XIX, e o primeiro Modernismo português, no século XX – na configuração e problematização das formas diversificadas através das quais o imaginário nacional tem convivido com os modos de pensar e de ser-português.

Portuguese Culture
Literary criticism
Art and temporality
Interart dialogue

No final desta unidade curricular, o mestrando deverá ter adquirido:

•capacidade de apreensão articulada das relações dinâmicas existentes entre os textos de índole teórica e programática e os textos literários e metaliterários que com eles se relacionam;
•capacidade de interpretação e de reflexão crítica, no âmbito do elenco programático abordado, assim como o exercício de uma forma de expressão correcta, estruturada e fundamentada;
•capacidade de efectuar uma investigação selectiva e coerente com vista à elaboração de trabalhos que conjuguem conhecimentos adquiridos, reflexão crítica e perspectivas originais.




 

A unidade curricular Temas de Cultura Literária propõe o estudo analítico-crítico das formas como a Geração de 70 e a Geração de Orpheu interpelaram Portugal, problematizando e interpretando os seus rumos e destino, tendo como base a produção doutrinária e literária de alguns dos seus principais membros, a par da reflexão que Eduardo Lourenço dedicou quer à referida produção quer ao tema Portugal.

FRANÇA, José-Augusto, O Romantismo em Portugal. Estudo de Factos Socioculturais, Lisboa, Livros Horizonte, 1999.
LOURENÇO, Eduardo, Nós e a Europa ou as Duas Razões, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994.
LOURENÇO, Eduardo, O Labirinto da Saudade, Lisboa, Gradiva, 2005.
LOURENÇO, Eduardo, Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade, Lisboa, Gradiva, 1999.
MARTINS, Guilherme D'Oliveira, Portugal. Identidade e Diferença - Aventuras da Memória, Lisboa, Gradiva, 2007.
PIEDADE, Ana Nascimento, “Eduardo Lourenço, património da nossa cultura, in Meridianos Lusófonos, Coord. Petar Petrov, Lisboa, Roma Editora, 2008, p. 149-170.
PIEDADE, Outra Margem - Estudos de Literatura e Cultura Portuguesas, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008.
REIS, Carlos e Maria da Natividade Pires, (Org.), História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. V – O Romantismo, Lisboa, Editorial Verbo, 1993 (capítulos 7. e 8.).
RIBEIRO, Maria Aparecida, (Org.),  História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. VI – Realismo e Naturalismo, Lisboa, Editorial Verbo, 1994 (capítulo 2.).

E-learning

Evaluation is made on individual basis and it involves the coexistence of two modes: continuous assessment (60%) and final evaluation (40%). Further information is detailed in the Learning Agreement of the course unit.

É obrigatório o recurso a um computador com ligação de banda larga à Internet.