Esta unidade curricular tem por objetivo principal a aquisição e o desenvolvimento de competências de investigação com vista à elaboração de um projeto de investigação científica conducente ao grau de Mestre, na área dos estudos comparados. Inicia-se por um debate no âmbito da “Ética da Investigação”, passando-se a aspetos de teor mais prático e que incluem orientações relativas à redação e elaboração de um trabalho académico, contacto com as metodologias existentes nesta área e a sua adequação aos objetivos e ao objeto de investigação delineados por cada estudante.
1.Investigação. 2.Metodologia 3.Processo de Escrita
Espera-se que, ao longo desta Unidade Curricular, os estudantes: participem numa comunidade de aprendizagem; utilizem os recursos de aprendizagem com autonomia; desenvolvam uma reflexão crítica sobre os princípios essenciais do trabalho científico; identifiquem adequadamente o(s) objectivo(s) e o(s) objecto(s) da investigação proposta; apliquem metodologias adequadas ao objeto e ao objetivo de investigação; elaborem um projeto de investigação
GUIAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.
Azevedo, Mário (2018). Teses, relatórios e trabalhos escolares, 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica.
Ceia, Carlos (2003). Normas para a Apresentação de Trabalhos Científicos, 4ªedição. Lisboa: Editorial Presença.
Eco, Umberto (2010). Como se faz uma tese em ciências humanas, 16ªedição. Lisboa: Editorial Presença.
Reinhart, Ewerlaine Christina (s/d). Metodologia do Trabalho Científico. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses. Apresentação em powerpoint. http://ideias1000.files.wordpress.com/2010/03/metodologia_do_trabalho.ppt (consultado em 1-07-2018)
Poderão ainda consultar uma obra publicada pela UAb que, apesar de ter como referente as Ciências Sociais, poderá ajudar a clarificar aspetos importantes da investigação.
Carmo, Hermano e Manuela Malheiro (2008). Metodologia da Investigação. Guia para Auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. Acresce que poderão solicitar o empréstimo do e-book a custo zero, bastando para tal aceder ao seguinte endereço: https://portal.uab.pt/dsd/servico_de_emprestimo/
E-learning
Evaluation is made on individual basis and it involves the coexistence of two modes: continuous assessment (60%) and
final evaluation (40%). Further information is detailed in the Learning Agreement of the course unit.