Partindo da observação de dados linguísticos e sociolinguísticos, o seminário tem por objetivos analisar e refletir sobre o domínio da Política de Língua e do Planeamento Linguístico na perspetiva da construção do seu quadro teórico e perspetivas atuais e, neste contexto, sobre a expansão da Língua Portuguesa no Mundo enquanto fenómeno resultante da evolução da colonização portuguesa: de língua colonial a língua oficial. O estado atual da promoção e da internacionalização da língua portuguesa no mundo e a língua Portuguesa enquanto língua internacional e/ou língua global. Neste âmbito, será considerada a Língua Portuguesa, o seu estatuto no âmbito do espaço geopolítico que lhe é reconhecido, na sua relação com outros espaços linguísticos, e a sua contribuição para a afirmação deste espaço político-linguístico nas organizações multilaterais e assim no das relações internacionais. Este seminário abordará igualmente o estado atual da política de língua interna face aos desafios colocados pela imigração no território nacional e as respostas do Estado em matéria de política de língua.
Política de Língua
Planeamento Linguístico
Multilinguismo
Interculturalidade
No final do seminário os estudantes deverão ser capazes de:
- compreender a natureza, relevância e fins das Políticas de Língua num quadro social multilinguístico e intercultural;
- compreender o papel dos diversos planos de intervenção, estratégias e consequências das políticas de língua;
- compreender e identificar o papel das Políticas de Língua no contexto da Promoção da Língua Portuguesa no exterior (ou na sua vertente interna) e o seu impacto nos agentes de ensino.
1. O domínio científico da Política de Língua e do Planeamento Linguístico;
2. Bilinguismo, Multilinguismo, Plurilinguismo e mudança social;
3. Multiculturalismo, Interculturalismo, teorias e conceitos;
3. A questão da difusão externa da língua:
3.1. A dimensão geopolítica dos espaços naturais dos países que se reclamam da língua portuguesa;
3.2. O Português Língua Estrangeira e o Português Língua de Herança como polos centrais de intervenção do Camões, IP.
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E-learning (completamente online).
É obrigatório o recurso a uma ligação regular de banda larga à Internet. Conforme decorre da bibliografia apresentada serão usados textos em francês e inglês para além da Língua Portuguesa, pelo que os estudantes deverão ter competências suficientes para a compreensão dos textos a estudar nestas línguas.