1. Women's History
2. Socio-historical construction of inequalities
3. Women and domesticity
4. Gender, power and public policies
Aplicação correta de conceitos relevantes para a História das Mulheres, como género, história relacional, feminidade, masculinidade, domesticidade, igualdade, feminismo(s).
Problematização das atuais relações sociais entre mulheres e homens enquanto resultado de processos de (re)construção histórica tendo em conta as dinâmicas dos distintos contextos espácio-temporais.
Produção de pensamento crítico fundamentado sobre as relações sociais entre mulheres e homens na época contemporânea.
1. Género, etnia, classe, idade – ferramentas de historicização das relações sociais entre os sexos
2. Mulheres e domesticidade numa perspetiva histórica
3. Género e trajetórias de poder, de resistência e de consentimento
4. Género e história do colonialismo e do pós-colonialismo
5. Políticas para a igualdade entre mulheres e homens numa perspetiva histórica comparada
Blasco Herranz, Inmaculada. 2020. "A vueltas con el género: críticas y debates actuales en la historiografía feminista". Historia Contemporánea (62): 297-322. https://doi.org/10.1387/hc.20000.
Bock, Gisela. 1989. "História, História das Mulheres, História do Género". Penélope. Fazer e Desfazer História (4): 158-187.
Cappellin, Paola e Alessandra Vincenti. 2008. "Entre tutela, promoção e novas discriminações de género nos anos 1990: confronto sul-norte". ex aequo (17): 11-33. URL: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aeq/n17/n17a02.pdf
Duby, Georges e Michelle Perrot (dir.). 1994/95. História das Mulheres no Ocidente vol. 4 e 5. Porto: Ed. Afrontamento.
EIGE. 2025. Beijing Platform for Action +30. Impact driver: Marking milestones and opportunities for gender equality in the EU. Luxembourg: Publications Office of the European Union. DOI: 10.2839/8280076
Melo, Aldina da Silva. 2018. “Deslocando o Saber: Representações sobre África e mulheres africanas na «historiografia oficial»”. Kwanissa, São Luís (2): 35-54.
Nash, Mary. 2005. As Mulheres no Mundo. História, desafios e movimentos. V.N. Gaia: Editora Ausência.
Pinto, Teresa e Teresa Alvarez (Coord.). 2014. "Dossiê: História, História das Mulheres, História do Género. Produção e transmissão do conhecimento histórico". ex aequo, (30): 7-78, URL: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0874-556020140002&lng=pt&nrm=i
Schonard, Martina. 2020: "Igualdade entre homens e mulheres". Fichas temáticas sobre a União Europeia.Parlamento Europeu, https://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/59/igualdade-entre-homens-e-mulheres
Scott, Joan Wallach. 20101/2021. " Gender: Still a Useful Category of Analysis?" / "Gênero: ainda é uma categoria útil de análise?". Albuquerque: revista de história vol. 13 (26): 177-186. http://doi.org/10.46401/ardh.2021.v13.14704
s/a. 2016. CEDAW4ALL. Lisboa: Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.
Smith, Bonnie G. 2010. "Les femmes dans l’histoire mondiale". Clio. Femmes, Genre, Histoire (32): 165-188. https://doi.org/10.4000/clio.9894
Thompson, Lyndsay B. 2017. "Gender Equality in International Institutions: Progress and Challenges in Moving Toward Gender Parity". Inquiries Journal, 9(02). Retrieved from http://www.inquiriesjournal.com/a?id=1539
Nota: Bibliografia e recursos áudio e vídeo complementares serão disponibilizados na turma virtual.
E-learning (fully online).
Evaluation is made on individual basis and it involves the coexistence of two modes: continuous assessment (60%) and final evaluation (40%). Further information is detailed in the Learning Agreement of the course unit.