Na unidade curricular Avaliação em Elearning, o estudante é enquadrado na problemática da avaliação pedagógica em geral e especificamente no universo da formação online.
avaliação em Elearning;
avaliação pedagógica;
instrumentos de avaliação;
qualidade.
• Analisar a evolução do conceito de avaliação
• Discutir a avaliação pedagógica como processo de assistência à aprendizagem
• Perspetivar a especificidade da avaliação em contextos de Elearning
• Analisar e caraterizar instrumentos de avaliação em contextos de Elearning
• Definir procedimentos e critérios de avaliação em Elearning num contexto específico e real
i) Avaliação: Significados, funções e conceitos;
ii) ii) Avaliação Pedagógica: Atuais perspetivas;
iii) Avaliação Pedagógica Digital em contextos de Elearning;
iv) Instrumentos de avaliação Pedagógica em contextos de Elearning;
v) Procedimentos e Critérios de Avaliação Pedagógica em Contexto Online.
• Gomes, M.J. et al. (2012).Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal: Primeiros resultados. Linhas, Vol. 13, Nº 2, Univ. de Santa Catarina, Florianópolis.
• Pereira, A. et al.(2010). A Cultura da Avaliação: que dimensões?Atas da Conferência Internacional TICeduca, Univ. Lisboa.
• Amante, L. (2009). Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O E-portefólio como Instrumento Alternativo. Atas da VI Conferência Internacional das TIC na Educação
• Vonderwell, S, L. et al. (2007). Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning,Journal of Research on Technology in Education, 39 (3), 309-323.