Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global
Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português e Inglês

O doutoramento resulta de uma parceria entre a UAb e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA). Este pretende formar estudantes para a investigação de nível avançado em didática das línguas e tem por objetivo promover a literacia digital e a comunicação, insistindo no diálogo intercultural e nas novas tecnologias. O curso visa, assim, o desenvolvimento, a divulgação e a transmissão do conhecimento científico no ensino do Português ou das línguas estrangeiras. Destina-se um potencial vasto público, disperso no território nacional e/ou no estrangeiro, nomeadamente a docentes e investigadores na carreira académica, mas também a docentes não universitários e a profissionais de diversas áreas.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Acreditação

Guião de auto-avaliação

O doutoramento resulta de uma parceria entre a UAb e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-NOVA)

Estrutura Curricular:

1º Ano:

Ensino de Alemão (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Alemão (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Espanhol (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Espanhol (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Francês (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Francês (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Inglês (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Inglês (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Português Língua Materna (L1): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Português Língua Materna (L1) (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Português Língua Estrangeira (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Português Língua Estrangeira (LE/L2) (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

O projeto de tese é elaborado no final do 1.º ano e o 2.º e 3.º anos são para a elaboração da tese.