Objetivos de aprendizagem:
• Conhecer e compreender o paradigma da educação e formação digital relacionando-o com o desenvolvimento de competências digitais;
• Definir o conceito de competência digital;
• Conhecer e analisar diferentes modelos e referenciais de competências digitais na educação e formação;
• Compreender a importância das ecologias de aprendizagem e dos ecossistemas digitais em rede para a promoção de competências digitais;
• Pesquisar e explorar um conjunto de tecnologias que permitam criar ambientes digitais de aprendizagem para o desenvolvimento de competências digitais.
TEMA 1: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS DIGITAIS.
1. Educação e formação digital: configurações, convergências e conexões.
2. Competências digitais para o século XXI.
TEMA 2: MODELOS E REFERENCIAIS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
1. Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos – DigComp
2. Referenciais de competências para a integração do digital em contextos de educação e formação.
2.1. Abordagens propostas pela UNESCO para o desenvolvimento de competências digitais.
2.2 Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores – DigCompEdu
2.3. Marco Comum de Competência Digital Docente (INTEF).
3. Quadro de Referência das Competências para o Empreendedorismo Digital- Entrecomp
TEMA 3: AMBIENTES EMERGENTES DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS.
1. Ecologias de aprendizagem e ecossistemas de educação e formação digital.
2. Ambientes digitais híbridos.
3. Ambientes virtuais tridimensionais.
• Dias-Trindade, S., & Ferreira, A. G. (2020). Competências digitais docentes: O DigCompEdu CheckIn como uma evolução da literacia para a fluência digital. ICONO14, 18(2), 162-187. https://doi.org/10.7195/ri14.v18i2.1519
• Dias-Trindade, S., & Moreira, J. A. (2021). Educação digital para o desenvolvimento curricular e aquisição de competências transversais.
WhiteBooks.
• Dias-Trindade, S., Moreira, J. A., & Nunes, C. (2019). Escala de autoavaliação de competências digitais de professores: Procedimentos de construção e validação. Texto Livre, 12(2), 152-171. https://doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.152-171
• Moreira, J. A., Dias-Trindade, S., Knuppel, M. A., & Serra, I. (2024). Quadro de Referência das Competências Pedagógico-Digitais de Professores: Pedagogical Digcompedu Reloaded. WhiteBooks. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/16347
A metodologia de trabalho do curso é fundamentada pelo Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta. A comunicação entre professor e estudantes processa-se, sobretudo, nos espaços digitais do Campus Virtual da Universidade Aberta, no entanto serão usadas em algumas das atividades, dispositivos, tecnologias e ambientes virtuais externos a este Campus.
A ação dos estudantes assenta no trabalho/atividade individual e autónomo, complementado por trabalho/atividades em pequenas equipas e discussões no grupo/turma. Cabe ao estudante responsabilizar-se pelo seu percurso de aprendizagem, sendo auto-organizado e ativo no processo.
O empenhamento dos estudantes, a abertura aos pontos de vista dos outros, nomeadamente lendo e refletindo sobre as contribuições dos colegas, e a adoção de uma postura de clareza face ao docente na explicitação de dúvidas são fatores decisivos para um percurso de trabalho bem-sucedido.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação contínua:
O regime de avaliação contínua contempla a realização de dois ou três E-fólios (trabalhos escritos) em formato digital submetidos na plataforma Moodle e de um E-fólio global (prova final) realizado no final do semestre na Plataforma WISEflow, com peso de, respetivamente, 40% e 60%. A tipologia de prova do E-fólio global (e.g. multi, assign, lock) será comunicada aos estudantes no início do semestre no PUC.
Estudantes que escolhem a modalidade de avaliação por exame:
O exame é realizado na plataforma WISEflow, obedecendo aos mesmos princípios apresentados no E-Fólio global. Apenas a duração da prova é diferente.
Informação detalhada sobre os procedimentos de avaliação da UAb: https://portal.uab.pt/avaliacao/