Seminário Temático – História da leitura e do livro no mundo contemporâneo
Código: 33007-7
Departamento: DCSG
ECTS: 15
Área científica: História
Total de horas trabalho: 390
Total de horas de contacto: 60

Esta UC visa fornecer uma panorâmica da evolução da leitura e da edição na época contemporânea, nas suas relações com poder e saber, cultura e tecnologia, indivíduo e sociedade. Foca o contributo da História da leitura e do livro para o conhecimento histórico e para uma cidadania reflexiva e participativa, expondo os seus objectos de estudo, métodos e fontes principais. Aborda o património da edição enquanto legado relevante que importa salvaguardar. Explana as grandes mutações culturais, sociais e tecnológicas ocorridas na cultura escrita, que condiciona(ra)m a nossa relação com os textos escritos, no quadro ocidental, e, em especial, no lusófono. Por fim, traça os principais impactos da transição para o digital.

História da leitura; História do livro; Património da edição; Paradigma digital

  • compreender como a sociedade e a cultura interagiram com as distintas formas de escrita e os distintos modos de ler;
  •  compreender a importância do património da edição para o conhecimento e estudo históricos;
  • saber recolher e interpretar informação e testemunhos sobre a leitura e o livro, selecionando e analisando previamente uma fonte primária para esse efeito;
  • caracterizar o papel social e cultural da leitura e do livro desde a expansão da imprensa, no mundo e em Portugal;
  • identificar os principais lugares da leitura e sua importância relativa • compreender as novas relações entre escrita, leitura e comunicação na era digital.

Serão 5 os tópicos desenvolvidos nesta unidade curricular:

1. História da leitura e do livro: âmbito, métodos e fontes;

2. Património e memória do livro e da edição;

3. Livro e leitura no mundo contemporâneo: entre capitalismo e democratização;

4. Livro e leitura no mundo lusófono;

5. O novo mundo do digital.

*BELO, André (2002), “O que é a História do livro e da leitura” e “Conclusão”, in História & livro e leitura, Belo Horizonte, Autêntica, respectivamente p. 37-70 e 101-5.

*DARNTON, Robert (1990), “O que é a história do livro?”, O beijo de Lamourette, S. Paulo, Companhia das Letras, p. 65-77.

*MELO, Daniel (2012), “O património da edição contemporânea portuguesa: estado da questão”, Cultura, 2.ª s., vol. 30, p. 173-90. *MEDEIROS, Nuno, MELO, Daniel (2013), “Dossiê os livreiros e o seu património”, Cultura, 2.ª s., vol. 32, p. 319-39.

*CHARTIER, Roger (1999), “As revoluções da leitura no Ocidente”, in Márcia Abreu (org.), Leitura, História e História da leitura, Campinas e S. Paulo, Mercado de letras e FAPESP, p. 19-31.

*CAVALLO, Guglielmo, CHARTIER, Roger (dir.; 1999), História da leitura no mundo ocidental, S. Paulo, Ática, vol. 2.

*LABARRE, Albert (2005), “O livro moderno”, in História do livro, Lisboa, Livros Horizonte, p. 86-96.

*LYONS, Martyns (1999), “Os novos leitores no século XIX: mulheres, crianças, operários”, in Guglielmo Cavallo & Roger Chartier (dir.), História da leitura no mundo ocidental, S. Paulo, Ática, vol. 2, p. 165-202.

*MOLLIER, Jean-Yves (2008), A leitura e seu público no mundo contemporâneo, Belo Horizonte, Autêntica Editora.

*RIBEIRO, Maria Manuela Tavares (1999), “Livros e leituras no século XIX’, Revista de História das Ideias, vol. 20, p. 187-227.

*MELO, Daniel (2004), “Conclusão”, A leitura pública no Portugal contemporâneo (1926-1987), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, p. 345-54.

*CHARTIER, Roger (1997), “A mensagem escrita e suas recepções. Do códex ao écran”, A ordem dos livros, Lisboa, Vega, p. 131-55.

*FURTADO, José Afonso (2007), “Introdução”, O papel e o pixel: do impresso ao digital, Lisboa, Ariadne, p. 9-19.

*MELO, Daniel (2021), “The eudaimonia of the book in question: archaeology of contemporary forms of reading”, in André Barata e José Manuel Santos (org.), Formas de vida/ forms of life/ forme de vie, Covilhã, Editora Praxis (UBI), p. 235-273. Nb : v.o. em port.

E-learnig

• A unidade curricular ancora-se no estudo, compreensão e reflexão individual e no trabalho colaborativo.

• A avaliação final pondera a avaliação contínua e somativa final.

• Nas instruções de cada actividade especificam-se os objectivos e procedimentos para debates e trabalhos individuais, avalia-se o domínio dos conceitos, a problematização e estruturação crítica e inovadora dos tópicos, a capacidade de síntese.

• Os trabalhos individuais são fichas de leitura, comentários, recensões, plano do trabalho de investigação individual final, relatórios de investigação.

• Em fóruns, visando o trabalho colaborativo, o estudante interage com os colegas e o professor, debate leituras, constrói sínteses, esclarece dúvidas. Avalia-se a identificação dos aspectos principais e acessórios, a problematização e relevância da argumentação.

• No final desenvolve-se o trabalho individual de investigação final, avaliando-se a análise e enquadramento do tema, a utilização apropriada dos conceitos, a fundamentação teórica, a investigação, reflexão e problematização crítica.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador. Esta unidade curricular é lecionada em língua portuguesa.