Nesta unidade curricular o estudante é convidado a refletir sobre o significado dos termos “conflito”, “desastre” e “crise humanitária” no contexto europeu através de uma abordagem interdisciplinar. Com base num enquadramento teórico, pesquisa, estudo e debate sobre casos concretos, serão analisadas as consequências de emergências resultantes de conflitos e desastres que levam a crises humanitárias, sejam estas resultantes de instabilidade política, guerra, ou de crises climáticas. Um dos aspetos mais relevantes desta unidade curricular é compreender como a Europa nas suas várias dimensões e representações lida com estas situações assim como a perceção do impacto e consequências do seu envolvimento ou neutralidade face a situações de crise.
Conflito, crises humanitárias, desastres, protestos, media, cultura.
No final da unidade curricular e com a participação nas atividades propostas, os estudantes terão:
- Refletido sobre questões relevantes para o debate europeu do século XXI;
- Desenvolvido o conhecimento de movimentos e manifestações sociais e culturais na Europa como reação aos conflitos;
- Aprofundado a capacidade de análise de diferentes situações de conflito;
- Capacidade de distinguir diferentes cenários de crises e conflito e os sujeitos envolvidos;
- Sido confrontados com exemplos de movimentos contemporâneos que refletem as transformações epistemológicas.
Introdução e definição dos conceitos principais
Tipos de conflito, desastres e crises humanitárias que afetam a Europa
Migrantes, refugiados e requerentes de asilo
Implicações e novas expressões culturais na Europa
Representações na literatura e outras artes
Protestos, movimentos e ativismo
Revisão dos conceitos chave
Arendt, Hannah. Sobre a Violência. Relógio d’Agua, 2014.
Conrad, Jospeh. Heart of Darkness. Harper Colins, 2010 (original 1902)
Das, V, Kleinmann, A, Lock, M, Ramphela. M and Reynolds. P, (eds) Remaking a World. Violence, Social Suffering and Recovery. Berkeley, University of California Press, 2001.
Rothberg, Michael. The Implicated Subject: Beyond Victims and Perpetrators. Stanford University Press, 2019.
Rovisco M, Ong JC. 2016. Taking the Square Mediated Dissent and Occupations of Public Space. Rowman & Littlefield Publishers, 2016.
Scheper Hughes, N & Bourgois, P (eds) Violence in War and Peace: An Anthology. Oxford, Blackwell, 2004.
A unidade curricular segue um regime de e-learning onde toda o processo de ensino-aprendizagem é realizado na sala de aula virtual, com a disponibilização de matéria através de textos e multimédia, espaços para debate e partilha de reflexões e recursos interativos.
A definir pela docente no início da UC.