Conflitos, Desastres e Crises Humanitárias
Código: 51212
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: -156
Total de horas de contacto: 15

Nesta unidade curricular o estudante é convidado a refletir sobre o significado dos termos “conflito”, “desastre” e “crise humanitária” no contexto europeu através de uma abordagem interdisciplinar. Com base num enquadramento teórico, pesquisa, estudo e debate sobre casos concretos, serão analisadas as consequências de emergências resultantes de conflitos e desastres que levam a crises humanitárias, sejam estas resultantes de instabilidade política, guerra, ou de crises climáticas. Um dos aspetos mais relevantes desta unidade curricular é compreender como a Europa nas suas várias dimensões e representações lida com estas situações assim como a perceção do impacto e consequências do seu envolvimento ou neutralidade face a situações de crise.

 

Conflito, crises humanitárias, desastres, protestos, media, cultura.

No final da unidade curricular e com a participação nas atividades propostas, os estudantes terão:

- Refletido sobre questões relevantes para o debate europeu do século XXI;

- Desenvolvido o conhecimento de movimentos e manifestações sociais e culturais na Europa como reação aos conflitos;

- Aprofundado a capacidade de análise de diferentes situações de conflito;

- Capacidade de distinguir diferentes cenários de crises e conflito e os sujeitos envolvidos;

- Sido confrontados com exemplos de movimentos contemporâneos que refletem as transformações epistemológicas.

Introdução e definição dos conceitos principais

Tipos de conflito, desastres e crises humanitárias que afetam a Europa

Migrantes, refugiados e requerentes de asilo

Implicações e novas expressões culturais na Europa

Representações na literatura e outras artes

Protestos, movimentos e ativismo

Revisão dos conceitos chave

Arendt, Hannah. Sobre a Violência. Relógio d’Agua, 2014.

Conrad, Jospeh. Heart of Darkness. Harper Colins, 2010 (original 1902)

Das, V, Kleinmann, A, Lock, M, Ramphela. M and Reynolds. P, (eds) Remaking a World. Violence, Social Suffering and Recovery. Berkeley, University of California Press, 2001.

Rothberg, Michael. The Implicated Subject: Beyond Victims and Perpetrators. Stanford University Press, 2019.

Rovisco M, Ong JC. 2016. Taking the Square Mediated Dissent and Occupations of Public Space. Rowman & Littlefield Publishers, 2016.

Scheper Hughes, N & Bourgois, P (eds) Violence in War and Peace: An Anthology. Oxford, Blackwell, 2004.

A unidade curricular segue um regime de e-learning onde toda o processo de ensino-aprendizagem é realizado na sala de aula virtual, com a disponibilização de matéria através de textos e multimédia, espaços para debate e partilha de reflexões e recursos interativos.

A definir pela docente no início da UC.