Europa e Descolonização
Código: 51211
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: -156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular explora o conceito da descolonização a partir de várias perspetivas e enquadramentos teóricos. Numa abordagem histórica, descolonizar significa pôr fim às estruturas coloniais impostas durante a expansão imperialista da Europa para dar lugar a estados independentes com projetos políticos e sociais autónomos. No entanto, no contexto social e político atual, descolonizar também se tornou num conceito ideológico e numa mudança epistemológica que se reflete na reescrita da história, na restruturação da academia, em novas formas de protesto pela diversificação e inclusão cultural e literária. Desde os processos históricos às mudanças culturais, os estudantes desta unidade curricular serão envolvidos num debate atual e relevante para os Estudos Europeus no século XXI.

Descolonização; colonização; Eurocentrismo; culturas indígenas, história

·   No final da unidade curricular e com a participação nas atividades propostas, os estudantes terão:

·   Conhecimento dos conceitos de colonização e descolonização no contexto da história europeia;

·   Capacidade de refletir criticamente sobre as consequências da era colonial nos povos colonizados;

·   Desenvolvido o conhecimento da descolonização nas suas várias vertentes;

·   Sido confrontados com movimentos contemporâneos que refletem as transformações epistemológicas.

Introdução e definição dos conceitos principais

Descolonização como processo histórico (alguns casos)

Povos indígenas e o impacto da colonização e descolonização

O impacto da língua e cultura na descolonização

Descolonizar o currículo: significados e consequências

Movimentos intelectuais e estudantis pela descolonização

O futuro da descolonização

Revisão dos conceitos chave

Bhambra, Gurminder K. 2021. Decolonizing Critical Theory? Epistemological Justice, Progress, Reparations. Critical Times. 4 (1): 73–89

Fanon, Frantz. The Wretched of the Earth. Grove Press, 2005.

Gopal, Priyamvada. “On Decolonisation and the University.” Textual Practice, 35,6: 2021, pp. 873-899. DOI: 10.1080/0950236X.2021.1929561

Thiongʼo, Ngũgĩ wa. Decolonising the Mind: The Politics of Language in African Literature. Boydell & Brewer, 1986.

Said, Edward. Orientalism. Vintage, 1979.

Tuck, Eve; Yang, Wayne K. “Decolonization is not a Metaphor.” Decolonization: Indigeneity, Education & Society. Vol. 1, No. 1, 2012, pp. 1-40

A unidade curricular segue um regime de e-learning onde toda o processo de ensino-aprendizagem é realizado na sala de aula virtual, com a disponibilização de matéria através de textos e multimédia, espaços para debate e partilha de reflexões e recursos interativos

A definir pela docente no início da UC.