Grandes Obras da Literatura Ocidental I
Código: 51202
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular centra-se num corpus constituído por textos considerados maiores, desde as Sagradas Escrituras até ao Renascimento.
Uma reflexão sobre o cânone, assente em ensaios teóricos que abrangem questões mais vastas, relacionadas com o Conhecimento e a Sabedoria, precede a abordagem das obras literárias selecionadas. O estudo destas obras compreende, por sua vez, os contextos em que foram produzidas, determinantes para as suas características intrínsecas, bem como as diversas tradições culturais que lhes subjazem, umas revisitadas e recriadas, outras subvertidas e rejeitadas.

Cânone ocidental; tradições culturais/literárias; obra literária

– refletir sobre a importância das tradições judaico-cristã e grega;
– compreender a forma como ao longo da Idade Média e do Renascimento estas tradições foram revisitadas e reescritas;
– desenvolver pensamento crítico;
– elaborar análise textual;
– compreender os sentidos profundos dos textos;
– demonstrar capacidade de síntese, de argumentação e de seleção.

ENQUADRAMENTO; CONTEXTUALIZAÇÃO; CONCEITOS

ANTECEDENTES DA LITERATURA EUROPEIA E OCIDENTAL
1. A narrativa judaico-cristã da criação – Livro do Génesis
2. A tradição clássica da tragédia – Medeia, de Eurípides

IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO
1. A demanda cristã – A Divina Comédia, de Dante Alighieri
2. O desenvolvimento da Lírica – Rimas, de Luís de Camões
3. A expansão trágica – O Rei Lear, de William Shakespeare

Bloom, Harold. O Cânone Ocidental. Trad. Manuel Frias Martins. Lisboa: Temas e Debates, 2011.
---. Onde Está a Sabedoria? Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio d'Água, 2008.
Camões, Luís de. Rimas. Org. A. Costa Pimpão. Lisboa: Almedina, 1994.
Dante Alighieri. A Divina Comédia. Trad. Vasco Graça Moura. Lisboa: Bertrand, 2000.
Eurípides. Medeia. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Coimbra: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1991.
Gibaldi, Joseph. MLA Handbook for Writers of Research Papers. 8th ed. New York: The Modern Language Association of America, 2016. [ou a última edição, visto haver reedições frequentes; obra disponível online].
Livro do Génesis. Bíblia Sagrada. Lisboa: Difusora Bíblica (Missionários Capuchinhos), 1986. 16-50.
Lourenço, Frederico. Grécia Revisitada. Ensaios sobre Cultura Grega. Lisboa: Cotovia, 2004.
Shakespeare, William. O Rei Lear. Trad. M. Gomes da Torre. Porto: Campo das Letras, 2005.
Paiva Correia, Maria Helena de, et al. Literatura Inglesa (Época Renascentista). Lisboa: U Aberta, 1996.

e-Learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

As obras literárias serão disponibilizadas na sala de aula virtual