Esta unidade curricular tem como objetivo estudar as várias facetas da gestão das PME e de caraterizar os desafios e os diversos elementos e facetas da vida de uma empresa deste tipo na economia de hoje. Serão abordados os vários temas clássicos das gestão das PME como a organização, o planeamento, a direção, o controlo e os recursos humanos. Também a questão da distribuição e do retalho. Além desta abordagem clássica, será dada atenção a temas como a tomada de decisão em situação de risco variável, de complexidade e de incerteza mais ou menos radical. Será ainda consagrado um capítulo ao tema da prospectiva para estas empresas assim como as questões fundamentais de gestão e de organização.
PMEs
Gestão
Gestores
Organizações de pequena dimensão
Compreender o funcionamento de pequenas e medias empresas;
Conhecer as funções e dimensões críticas da gestão nas pequenas e medias empresas;
Conceito de gestão de PMEs em diversos contextos organizacionais;
Capacidade de emitir diagnósticos e realizar análise fundamentada do sistema de gestão de PME;
Capacidade de propor melhorias organizacionais.
1.Introdução à gestão de PMEs
2.Características das PMEs.
3.Aspetos financeiros de PMEs
4.Desafios das PMEs e prospectiva
5.Teoria organizacional e PMEs.
6. Modelos e aplicações
Obrigatória:
1. Luis Catañeda (2013) Alta Gestão nas PME, Lisboa: Vida Económica.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o estudante tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e
textos complementares.