Gestão do Conhecimento (LGVR)
Código: 61088
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Gestão
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular visa dar os fundamentos da gestão do conhecimento nas organizações para além dos sistemas de informação. Uma abordagem crítica será também adotada no que diz respeito às noções de conhecimento, economia e gestão do conhecimento, sociedade do saber, economia da inovação e mudança organizacional para podermos construir os distintos elementos da gestão do conhecimento. Os temas estudados serão: as três gerações de gestão do conhecimento, da informação ao conhecimento, as redes de conhecimento, gestão da mudança e gestão do conhecimento, criatividade e aprendizagem, ferramentas de gestão do conhecimento, dimensão humana da gestão do conhecimento e complexidade e gestão do conhecimento. A matéria também incluirá uma parte de análise de casos.

Economia do conhecimento

Gestão do conhecimento

Criação de conhecimento

Transferência de Conhecimento

Compreender o funcionamento da economia do conhecimento como as funções e dimensões críticas da gestão do conhecimento nas

organizações;

Perceber o que se entende por função de gestão do conhecimento em diversos contextos organizacionais;

Emitir diagnósticos e realizar análise fundamentada do sistema de gestão do conhecimento;

Propor melhorias organizacionais.

1.Fundamentos da gestão do conhecimento

2.Gestão do conhecimento e mudança organizacional

3.Transferência de conhecimento

4.Gestão de conhecimento - Um caso de aplicação

5.Tópicos de gestão do conhecimento

6.Teoria organizacional e gestão do conhecimento

1. António Eduardo Martins, Albino Lopes, (2012). Capital Intelectual e Gestão Estratégica de Recursos Humanos,

Editora RH.

2. António Eduardo Martins, & Marc Jacquinet, (2018). Gestão do Conhecimento. In Dicionário em Educação e

Empreendedorismo. Lisboa: Editora Gradiva.

3. José Moleiro Martins, (2018). Gestão do Conhecimento, Lisboa: Edições Silabo.

4. Melovi´c, B., Dabic, M., Vukcevic, M., Cirovic, D., & Backovic, T. (2021). Strategic business decision making: the

use and relevance of marketing metrics and knowledge management. Journal of Knowledge Management.

5. Arzubiaga, U., De Massis, A., Kammerlander, N., & Hoy, F. (2022). Knowledge management in family firms:

opening the black box and suggestions for future research. OURNAL OF KNOWLEDGE MANAGEMENT.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.

Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o estudante tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e

textos complementares