A Unidade Curricular (UC) "Gestão da Qualidade" está estruturada para fornecer uma análise profunda e prática das técnicas de gestão da qualidade, essenciais para elevar a qualidade e a competitividade das organizações. A UC visa dotar os estudantes com conhecimentos e competências para abordar eficazmente os métodos e técnicas de gestão da qualidade aplicados ao desenvolvimento de processos, produtos e serviços, promovendo uma visão integrada desta gestão nas organizações.
Os estudantes irão adquirir competências fundamentais, incluindo a compreensão das técnicas de gestão da qualidade, abordar os objetivos e requisitos principais das normas ISO que enquadram a Qualidade, e a compreensão dos principais métodos e técnicas em sistemas de qualidade. Serão também capacitados com competências para contribuir na melhoria de processos de qualidade e entender os processos associados ao planeamento, implementação e controlo da qualidade.
O estudante adquire um conhecimento abrangente e aplicável da gestão da qualidade. Prepara-se os estudantes para enfrentar desafios reais e contribuir significativamente para a melhoria e sucesso das organizações com as escolhas adequadas das ferramenta e metodologias para a resolução de problemas da qualidade em que atuarem ou venham a atuar.
A relação entre qualidade, produtividade e competitividade assenta na abordagem da Qualidade como uma filosofia de gestão com ferramentas e metodologias específicas.
Gestão da Qualidade
Sistemas de Qualidade
Qualidade Total
Melhoria de Processos
• Compreender as técnicas de gestão da qualidade;
• Interpretar a norma ISO 9001:2015;
• Compreender os principais métodos e as técnicas em sistemas de qualidade;
• Adquirir as habilidades básicas necessárias para contribuir para a melhoria de processos de qualidade;
• Compreender os processos associados ao planeamento, implementação e controlo da qualidade.
2.11. Conteúdos programáticos (PT):
1. A gestão da qualidade
2. Os sistemas de qualidade
3. Qualidade, produtividade e competitividade
4. Programa de qualidade total
5. ISO 9001
Obrigatória:
1. António Ramos Pires (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade. Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços (2ª
Edição)
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Conhecimentos de Microsoft Excel.Os textos base estão escritos em Português e Inglês, sendo desejável que o aluno tenha domínio da
língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares escritos nessa língua.