A unidade curricular procura desenvolver o pensamento estratégico, embora sem descurar as ferramentas das escolas do posicionamento ou do design. A unidade curricular está organizada em torno dos seguintes grandes tópicos: conceitos básicos, análise externa à empresa, análise interna, estratégias ao nível da unidade de negócio, estratégias corporativas, estratégias de internacionalização, desenvolvimento da estratégia e estratégia empresarial para o desenvolvimento sustentável.
Pensamento Estratégico
Análise
Estratégia de negócio
Estratégia corporativa
1. Dominar os conceitos-chave ligados à Gestão Estratégica;
2. Possuir capacidade para desenvolver uma análise externa e uma análise interna;
3. Saber identificar diferentes tipos de estratégias.
4. Demonstrar capacidade para compreender e saber conceber e implementar um plano estratégico
1- Introdução à estratégia
1.1- O que é a estratégia
1.2- Principais abordagens à estratégia
1.3- Pensamento estratégico e planeamento estratégico
1.4- Algumas considerações acerca do pensamento estratégico
1.5- Missão, valores e visão
1.6- Objetivos
2- Análise da envolvente
2.1- A análise PEST
2.2- As 5 forças de Porter
3- Análise da empresa
3.1- Recursos e capacidades
3.2- A RBV
3.3- A análise VRIO
3.4- A cadeia de valor
4- Ligação envolvente/empresa: a análise SWOT
5- Estratégia de negócio
5.1- As estratégias genéricas de Porter
5.1.1- As estratégias de baixo custo
5.1.2- As estratégias de diferenciação
5.1.3- As estratégias híbridas
5.2- As estratégias oceano azul
6- Estratégia corporativa
6.1- A diversificação
6.2- A integração vertical
7- Estratégia de internacionalização
8- Desenvolvimento da estratégia
9- Estratégia empresarial e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
10- Reflexão sobre a situação atual
11- Análise de planos estratégicos
1. Barney & Hesterly (2011) Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson.
2. Cardeal, Nuno (2018) Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora
3. Carvalho, J.C. & Filipe, J.C. (2014) Manual de Estratégia- conceitos, prática e roteiro. Sílabo.
4. Serra, F., Ferreira, M., Torres, M. & Torres, A. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Lidel.
5. Teixeira, S. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora.
6. De Wit, B. (2019). Strategy: An International Perspective. Cenage Learning.
7. Strickland, A. J., Gamble, J. E., Peteraf, M., & Thompson. A (2020). Crafting & Executing Strategy. McGraw-Hill International
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.